• Início
  • Seu Bolso
  • É hora de mudar de carreira? Saiba como se planejar para recomeçar a vida profissional

Leitura de 3 min

É hora de mudar de carreira? Saiba como se planejar para recomeçar a vida profissional

Muitas pessoas têm a vontade de mudar de carreira, mas lidam com a insegurança e não sabem por onde começar

Atualizado em

mulher sentada sorrindo e olhando para o horizonte

Muitas pessoas têm a vontade de mudar de carreira, mas lidam com a insegurança e não sabem por onde começar. Confira alguns passos que podem te ajudar a facilitar a sua decisão:

Como saber que chegou a hora de mudar de carreira?

Para algumas pessoas, vai ser algo fácil de entender. O profissional pode começar a se sentir inquieto, desanimado, sem aquele prazer que sentia antes e começa a refletir sobre isso. Outros vão precisar parar e desenhar um plano de carreira para entender o que está errado.

Nem sempre o problema é a profissão, pode ser apenas a área em que a pessoa atua dentro daquele mercado.

As circunstâncias também podem dar um empurrão para que a pessoa mude. A pandemia, por exemplo, fez com que pessoas perdessem o emprego, começassem a atuar em outras áreas e percebessem que até gostam mais da nova rotina.

Relacionadas:

Por onde começar?

O primeiro passo é buscar o autoconhecimento para entender as preferências profissionais e qual a nova carreira que deseja seguir. Depois que a decisão for tomada, o profissional precisa traçar um plano de carreira e identificar tudo o que precisa fazer para atingir o objetivo final: desde a necessidade de fazer uma nova graduação até um planejamento financeiro para lidar com a nova rotina.

Quem não tem condições financeiras de pagar por cursos profissionalizantes ou por uma nova graduação pode buscar por conteúdos gratuitos na internet, como vídeos, cursos e textos. Pedir ajuda e conversar com profissionais que já atuam na área também é uma ótima pedida, para entender melhor sobre o funcionamento do mercado e o que é preciso para ter um bom desempenho.

Aliás, o dinheiro também pode ser uma questão na hora de mudar de carreira. A pessoa pode ficar sem trabalhar e se dedicar apenas aos novos estudos? Vai ter que conciliar a profissão atual com cursos para mudar de carreira? Tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis para dar certo.

A empresa pode ajudar?

Sim. Se a liderança ou o RH identificarem que o profissional está tendo problemas de performance por falta de motivação ou propósito, é possível conversar para entender qual o problema.

Iniciativa

Se você já considerou uma mudança de área e se interessa por tecnologia, aqui está uma notícia que pode te interessar: o C6 Bank, em parceria com a iniciativa PrograMaria, está oferecendo bolsas integrais de estudo para mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+ que queiram dar os primeiros passos na tecnologia. 

As inscrições para concorrer às bolsas do curso EuProgrAmo estão abertas até as 23h59 do dia 23 de fevereiro por meio deste formulário. O curso é introdutório e não requer conhecimento prévio em programação, apenas habilidades básicas em informática.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: C6 Bank oferece 100 bolsas de estudo integrais em curso de programação para pessoas negras e LGBTQIA+