Leitura de 3 min

Economia: conheça a profissão

Como é a vida de um economista?

Atualizado em

Como é trabalhar com economia?
Como é trabalhar com economia?

Trabalhar com economia é o seu sonho? Para isso, existem algumas habilidades e conhecimentos essenciais para iniciar a sua atuação. Além disso, é importante manter um olhar atento com relação ao mercado de trabalho, buscando entender as transformações e desafios dessa área.

O mercado financeiro é impactado pelos mais diversos acontecimentos e fatores. Por isso, se manter atualizado e desenvolver a sua aptidão para análise são essenciais para o sucesso na profissão.

Relacionadas:

Como trabalhar com economia?

Para atuar no mercado de economia, você pode cursar o ensino superior nessa área ou em cursos correlatos. Confira alguns exemplos:

  • Economia (Ciências Econômicas);
  • Administração;
  • Ciências Contábeis;
  • Gestão financeira;
  • Engenharia de Produção;
  • Comércio Exterior.

Através dessas graduações será possível desenvolver o conhecimento a respeito de economia, mercado e movimentações financeiras.

Além disso, é importante manter em mente algumas das habilidades que são esperadas de um bom economista. Entre elas, estão a capacidade de análise e a facilidade com números e cálculos. Ter um perfil dinâmico, flexível e adaptável a mudanças também são característica essenciais para o profissional.

É importante ter em mente que empresas, especialmente aquelas de grande porte, valorizam candidatos com experiência internacional e com conhecimento de línguas estrangeiras.

O que um economista faz?

Um economista pode atuar em diversas áreas do mercado financeiro, realizando análises e previsões para definir as melhores estratégias financeiras para empresas ou pessoas físicas.

Um profissional de economia pode oferecer serviços para pessoas físicas e pessoas jurídicas, embora seja mais comum a presença desses profissionais em empresas. No caso da pessoa física, podem ser realizados trabalhos com contabilidade e recolhimento de impostos, por exemplo.

Já para pessoas jurídicas e empresas, o economista terá mais possibilidades de atuação. Alguns exemplos são nas áreas de planejamento estratégico, análise de mercado, investimentos, pesquisa, controle orçamentário, entre várias outras opções.

Qual é o salário de um economista?

A renda mensal de um profissional da área de economia vai depender de fatores como área de atuação, cargo que desempenha, além do nível de experiência na área. Além disso, o piso e o teto salarial para a categoria variam de estado para estado.

Futuro da profissão de economista: como está o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para a área de economia é bastante dinâmico, e está sujeito a mudanças de acordo com o momento econômico do país. As maiores oportunidades para trabalhar estão no setor financeiro de grandes empresas, além de bancos, órgãos públicos e corretoras.

Por conta da oscilação do mercado financeiro, é difícil estabelecer uma previsão para o futuro da carreira, visto que a demanda depende de diversos fatores relacionados ao mercado.

Além disso, a implementação de inteligência artificial voltadas para a análise financeira e de investimentos preocupa alguns profissionais, embora ainda não seja possível analisar dados a respeito do impacto desse tipo de tecnologia atualmente.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que é especulação?