Leitura de 3 min

Economizar, poupar e investir: existe diferença entre esses conceitos?

Entenda a importância de economizar, poupar e investir no dia a dia

Atualizado em

Economizar, poupar e investir: entenda a diferença
Economizar, poupar e investir: entenda a diferença

Economizar, poupar e investir são três conceitos essenciais para a sua educação financeira. Através dessas atitudes, é possível proporcionar mais estabilidade e desenvolvimento para as suas finanças, o que pode contribuir muito para a qualidade de vida da sua família. Mas você sabe qual a diferença entre esses três pilares?

Relacionadas:

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir?

Economizar, poupar e investir podem ser caracterizados como três etapas para o seu planejamento financeiro. Essas atitudes funcionam melhor quando colocadas em prática em conjunto. Entenda a diferença entre elas e como você pode começar:

Economizar

Economizar se trata de diminuir os seus gastos mensais através dos cortes de gastos supérfluos. Para isso, é preciso elaborar um planejamento com todas as suas despesas para verificar o que pode ser cortado e economizado. Alguns exemplos são:

  • Aumentar a frequência de refeições em casa, reduzindo o gasto em restaurantes e deliveries;
  • Cancelar mensalidades e inscrições supérfluas, como revistas e streamings;
  • Reduza o consumo de água e energia, para economizar nas contas mensais.

Poupar

Poupar e economizar são duas atitudes bastante parecidas, mas que são na verdade complementares. O ato de poupar se trata de guardar dinheiro ao invés de gastá-lo. Ou seja, manter e acumular aquele dinheiro que foi economizado através do corte de gastos.

O ideal é construir o hábito de poupar um pouco da sua renda todos os meses. Através desse hábito, você pode montar a sua reserva de emergência, por exemplo. No entanto, só poupar o dinheiro pode não ser o melhor caminho, a atitude mais indicada  é investir esse fundo.

Investir

Investir a quantia que conseguiu poupar é o mais interessante a se fazer, visto que o seu dinheiro ficará rendendo ao longo do tempo e não perderá valor em relação a inflação. Portanto, o valor resgatado será maior que o valor aplicado.

Sem contar que ao investir você consegue traçar objetivos a longo, médio e curto prazo, possibilitando um gasto mais consciente das suas finanças.

Mas para começar a investir, você deve estar atento ao seu perfil do investidor, assim é possível entender quais são os produtos mais indicados para você. O ideal é começar com investimentos mais seguros, como os produtos de renda fixa.

Em resumo, existem grandes diferenças entre esses três conceitos, mas é evidente que em um bom planejamento financeiro eles precisam estar em ação de forma conjunta.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 3 livros para melhorar a vida financeira