Leitura de 2 min

IR 2022: empresas que realizaram bonificação de ações em 2021

A bonificação é um ato voluntário das companhias e não possui regras de aplicação

Atualizado em

Imagem mostra uma pessoa anotando coisas em um caderno em uma mesa com papéis, canetas e moedas empilhadas

A bonificação de ações nada mais é do que uma forma que a empresa tem de compensar seus acionistas. Ela é um ato voluntário e não possui nenhuma regra de aplicação.

Bonificação de ações: como funciona?

Oferecida quando a companhia está em um bom momento financeiro, a bonificação de ações se refere ao fornecimento gratuito de novas ações em número proporcional ao capital investido.

Relacionadas:

Empresas que realizaram bonificação em 2021

Em 2021, 11 empresas listadas na B3 (bolsa de valores brasileira) deram bonificação aos acionistas.

São elas: SLC Agrícola, Itaúsa (holding com Itaú Unibanco, XP, Alpargatas e outras), Dexco, Lojas Renner, Porto Seguro, Bradesco, Panatlântica, Cemig, Bradespar, Schulz e SulAmérica.

Como funciona a bonificação de ações?

Para todas as empresas que decidem fornecer bonificações, é necessário realizar uma assembleia geral para escolher a data e a quantidade de ações distribuídas.

Feito isso, a companhia precisa enviar ao mercado acionário as informações através da emissão de um anúncio de mercado que prepara investidores e interessados para os efeitos do evento.

Neste anúncio é necessário conter a data de corte para recebimento de bonificação, conhecida como data “ex”. Todos os clientes que, no fechamento da data “ex”, tem o papel em sua custódia tem direito à bonificação.

Na data de distribuição da bonificação, a empresa fornecerá novas ações aos investidores, considerando o capital investido. Dessa forma, o investidor terá uma quantidade maior de ativos.

Quais as vantagens da bonificação?

Por parte do investidor, vantagem está no fato de que ele receberá mais ações sem pagar nada. Assim, na próxima vez que a empresa pagar proventos (dividendos ou JCP), o acionista receberá um lucro maior.

Para a empresa, a bonificação permite aumentar o capital social sem diminuir a participação dos sócios majoritários ou interferir nas ações existentes.

Além disso, este ato voluntário é uma maneira de aumentar a visibilidade da empresa e contribuir para o aumento da liquidez nos seus ativos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Relatório: sinais mais animadores para o PIB no Brasil