Leitura de 3 min

O que é ENEF?

A ENEF é uma mobilização que tem o objetivo de promover a educação financeira no Brasil de diversas formas

Atualizado em

Mulher de roupa social olhando para a câmera e se questionando o que ENEF

A ENEF é uma mobilização com fins de promover a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal em todo o mundo.

No Brasil, ela foi criada a partir da percepção de que, cada vez mais, os brasileiros têm acessado produtos e serviços financeiros, o que significa que é preciso melhorar o grau de educação financeira da população.

Neste post, saiba mais sobre do que se trata a ENEF e como ela funciona.

Relacionadas:

O que é a ENEF?

A ENEF, Estratégia Nacional de Educação Financeira, é uma política de Estado que trabalha com a promoção da educação financeira, em suas diversas facetas. Criada em 2010 no Brasil por meio do Decreto Federal n° 7.397/2010, foi renovada em 2020 por meio do Decreto Federal n° 10.393. Em 2017, outros 60 países também já contavam com suas próprias ENEFs.

Desde então, tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania através do fornecimento e apoio a ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

Como funciona?

A ENEF reúne representantes de 8 órgãos e entidades governamentais. Juntos, integram o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Os programas da ENEF, por sua vez, são guiados pelo Plano Diretor, sua Deliberação e seus Anexos, documentos que consolidam a atuação da mobilização.

Suas ações, por fim, são compostas por programas transversais e setoriais, coordenados de forma centralizada mas executados de modo descentralizado.

Quais os programas da ENEF?

Programas setoriais

São os programas e as ações desenvolvidas pelos membros do FBEF, alinhados às diretrizes da ENEF. Esses programas são regidos pelos objetivos e papéis desempenhados por cada instituição, sendo elas o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a PREVIC, Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Programas transversais

Envolvem ações de educação financeira que não são de responsabilidade exclusiva de nenhum órgão ou entidade. Seus objetivos requerem a conjugação de temas como proteção, planejamento financeiro, poupança, investimentos, crédito e defesa do consumidor.

Composto por três programas:

  • Programa Educação Financeira nas Escolas, que busca levar educação financeira para o ambiente escolar nos ensinos fundamental e médio;
  • O Programa Educação Financeira de Adultos,  com o mesmo objetivo educacional que o anterior, mas voltado a dois públicos em situação de vulnerabilidade: mulheres beneficiárias do Auxílio Brasil e aposentados com renda de 1 a 2 salários mínimos;
  • Semana Nacional de Educação Financeira ou Semana ENEF, ação que objetiva disseminar a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal por todo o país, através de ações dos membros do FBEF e de parceiros convidados.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Declaração anual MEI 2022: como fazer?