Seu Bolso

Existem dívidas boas?

Estar endividado é ruim e quase sempre isso é verdade, mas existem algumas situações que contrair uma dívida é uma boa solução


Ficar longe de dívidas é quase sempre um bom negócio. Mas, com planejamento, é possível pegar empréstimos que vão se transformar em dívidas boas.

Relacionadas:

O que são dívidas boas?

A dívida boa é aquela que vai te trazer um retorno financeiro maior do que os juros cobrados.

Um exemplo é quando um empreendedor faz um empréstimo para aumentar sua capacidade de produção porque já não está mais dando conta dos pedidos dos clientes. Apesar de ser uma dívida, o investimento vai ser revertido em mais lucro.

Outro exemplo é quando usamos um empréstimo novo para quitar dívidas com juros maiores.

Ou seja, se você tem contas em atraso e está pagando multas, vale procurar uma linha de crédito com juros menores. Isso te ajudará a quitar todas as dívidas de uma só vez.

Como funciona na prática?

Ter uma dívida boa é basicamente como trocar uma série de contas com juros altos por uma única dívida com juros que você pode pagar.  

Um exemplo disso é o crédito consignado com desconto em folha. Ao tomar o crédito de forma planejada, será possível pagar as parcelas em dia e organizar a vida financeira.

Se seguir essas dicas, vai conseguir ter dívidas que melhoram o seu patrimônio ao invés de dar mais dor de cabeça.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Por que ter um bom histórico de crédito?