• Início
  • Seu Bolso
  • Expedição Financeira: conheça a história de alguns participantes

Leitura de 6 min

Expedição Financeira: conheça a história de alguns participantes

As pessoas apresentadas nesse post fizeram parte das Expedições Financeiras nos estados do Ceará, Maranhão e Amazonas

Atualizado em

Mulher branca de cabelo cacheado, sorrindo para a câmera e participando da expedição financeira
Val é uma das participantes da Expedição Financeira e forneceu seu depoimento ao C6 Bank

A Expedição Financeira é um projeto do C6 Bank que nasceu do desejo de ampliar o acesso à educação financeira para pessoas que vivem em diversas regiões do Brasil. Até agora já ocorreram duas edições: Caatinga (nos municípios de Santo Amaro-MA, Cruz e Acaraú – CE) e Amazônia (em Novo Airão-AM).

A programação da Expedição é dividida entre palestras voltadas para pessoas físicas ou jurídicas e clínicas financeiras com atendimento individualizado. Tudo pensado para fornecer todo o conhecimento que os participantes precisam ter para uma boa organização financeira.

Para explicar o que é a Expedição Financeira, como ela funciona e contar o perfil de quem participou, o C6 Bank preparou esse texto.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados a educação financeira? Explore o que separamos para você:

O que é Expedição Financeira?

A Expedição Financeira é o projeto de educação financeira do C6 Bank. Ela tem como objetivo passar conhecimentos sobre finanças, para que as pessoas possam realizar seus sonhos e estejam protegidas de quaisquer emergências.

Até agora já foram realizadas duas edições: Caatinga (nos municípios de Santo Amaro-MA, Cruz e Acaraú – CE) e Amazônia (no município de Novo Airão-AM).

Em cada uma delas, um time de especialistas do C6 Bank conversou e compartilhou conhecimento com a população através de workshops, palestras de como administrar seu dinheiro e clínicas financeiras. Estas últimas nada mais são que atendimentos individuais para apoiar a organização financeira de forma personalizada, considerando as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Depoimentos de participantes da Expedição Financeira

Descubra a seguir os depoimentos de pessoas que participaram da Expedição Financeira.

Expedição Amazônia – 2022

Edielson

Edielson está em Novo Airão há 4 anos, era motorista de caminhão e hoje é artesão. Ele entrou na Fundação Almerinda Malaquias, parceira da Expedição Financeira, porque não tinha outro lugar para trabalhar, mas permaneceu por lá porque se apaixonou pelo trabalho manual.

Edielson, artesão que participou da Expedição Financeira
Edielson, artesão em Novo Airão, foi um dos participantes da clínica financeira.

O artesão foi um dos selecionados para participar da clínica financeira. Lá, detalhou seus gastos com o objetivo de reduzir as despesas que mais impactam no orçamento familiar para, assim, guardar um pouco todo mês.

“Uma clínica muito boa e muito produtiva. Eu espero que comece a mudar a minha vida financeira. Já vou começar a fazer uma mudança nos gastos que eu tinha e eram desnecessários”, relata Edielson.

Alex e Alessandra

Alex e Alessandra são artesãos e chegaram em Novo Airão no final de 2016. Depois de um ano, tiveram a ideia de abrir um restaurante, inspirado nos pubs, mas sentiram um pouco de dificuldade ao organizar as finanças.

Alex e Alessandra encontraram um caminho para sua empresa na clínica financeira.

Eles foram contemplados pelo projeto Expedição Financeira do C6 Bank. Na consultoria, aprenderam que gestão financeira é um dos pilares mais importantes para uma empresa crescer. “Quando você é artesão, você vai trabalhar de artesão. Então você vai dar o melhor como artesão. Se você é empresário, você tem que ser empresário. E a gente entendeu: somos empresários”, relatam Alex e Alessandra.

Expedição Caatinga – 2022

Val

A Valdilene Coutinho, conhecida como Val, é uma jovem de 19 anos, moradora de Santo Amaro, município no interior do Maranhão. Ela é dona de casa e, desde os 15 anos, também é mãe. Decidiu se mudar para Santo Amaro em busca de trabalho, para não depender somente dos pais.

Como toda mãe, Val pensa no futuro da filha — mas também no seu próprio. Além de querer garantir boas condições de vida para si e a filha, Val comenta que gostaria de voltar a estudar e fazer um curso. Ela diz pensar muito no futuro, e se pergunta como será a sua vida daqui a dois ou três anos.

A Val fez a consultoria com o Prof. Liao na Expedição Financeira
Na clínica financeira, Val conseguiu reestruturar sua organização financeira.

Val foi uma das pessoas que fez a consultoria na Expedição Financeira em parceria com a SAS Brasil. Ela afirma que a clínica financeira foi muito boa, e que aprendeu muita coisa. “A gente tem que saber investir, tem que guardar”, reflete. “Se eu quero um futuro para mim, eu tenho que guardar o dinheiro”. Por fim, ela deixa um conselho: “se quiser ter um futuro, alguma coisa na vida, saiba investir em você”.

Airton

Já Airton, de 38 anos, é mototaxista em Preá, no litoral do Ceará. Do forte turismo da cidade, Airton tira seu sustento e busca juntar os recursos para realizar seus sonhos. E ele garante que não são poucos: “tenho 5 filhos, mas morando comigo só 3. Mas sonhos, tenho muitos”.

O Airton é outro participante da Expedição Financeira, e sonha em ter sua própria casa
Airton levou à clínica financeira seu sonho de comprar uma casa.

O primeiro e principal sonho de Airton é também o sonho de muitos brasileiros: conseguir uma casa. Apesar de trabalhar duro, comenta as dificuldades que enfrenta: “o mais difícil é o dinheiro, e as despesas são muito altas para poder juntar ou se organizar e ter um valor”.

Airton participou de um workshop com a equipe de especialistas do C6 Bank, também na Expedição com a SAS Brasil, que conversou com ele sobre controle, organização, planejamento de gastos no mês, entre outros assuntos que fazem diferença quando o assunto é um bom planejamento financeiro.

“Foi muito importante a palestra, muito interessante, aprendi de verdade”, relata Airton. Um de seus aprendizados mais importantes foi o de como fazer uma listagem de gastos, ferramenta extremamente útil para organizar as despesas.

Agora você já sabe o que é a Expedição Financeira, quais foram as suas edições e seus principais objetivos. Além disso, pode conhecer a história de quatro participantes das clínicas financeiras, que trouxeram como o projeto foi essencial para mudar seus pontos de vista em relação ao dinheiro.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Leia também: Planilha financeira: faça download e aprenda a se organizar