Seu Bolso

Expedição Financeira: conheça a história de alguns participantes

A Val e o Airton são dois dos participantes da Expedição Financeira, projeto educacional do C6 bank com o SAS Brasil


Mulher branca de cabelo cacheado, sorrindo para a câmera e participando da expedição financeira
Val é uma das participantes da Expedição Financeira e forneceu seu depoimento ao C6 Bank

Em parceria com o SAS Brasil, a Expedição Financeira é um projeto que nasceu do desejo de levar educação financeira para regiões afastadas dos centros urbanos brasileiros.

Nessa primeira expedição, o Prof. Liao e a equipe de Impacto Social do C6 Bank realizaram workshops com dicas de como administrar dinheiro e consultorias particulares em 3 cidades do interior do Ceará e do Maranhão.

Neste post, vamos te apresentar a duas das pessoas com quem conversamos: a Val e o Airton . Confira mais abaixo!

Relacionadas:

Val

A Valdilene Coutinho, conhecida como Val, é uma jovem de 19 anos, moradora de Santo Amaro, município no interior do Maranhão. Ela é dona de casa e, desde os 15 anos, também é mãe. Decidiu se mudar para Santo Amaro em busca de trabalho, para não depender somente dos pais.

Como toda mãe, Val pensa no futuro da filha — mas também no seu próprio. Além de querer garantir boas condições de vida para si e a filha, Val comenta que gostaria de voltar a estudar e fazer um curso. Ela diz pensar muito no futuro, e se pergunta como será a sua vida daqui a dois ou três anos.

Val foi uma das pessoas que fez a consultoria com o Prof. Liao. Ela afirma que a entrevista foi muito boa, e que aprendeu muita coisa. “A gente tem que saber investir, tem que guardar“, reflete. “Se eu quero um futuro para mim, eu tenho que guardar o dinheiro”.

A Val fez a consultoria com o Prof. Liao na Expedição Financeira

Por fim, ela deixa um conselho: “se quiser ter um futuro, alguma coisa na vida, saiba investir em você”.

Airton

Airton, de 38 anos, é mototaxista em Preá, no litoral do Ceará. Do forte turismo da cidade, Airton tira seu sustento e busca juntar os recursos para realizar seus sonhos. E ele garante que não são poucos: “tenho 5 filhos, mas morando comigo só 3. Mas sonhos, tenho muitos”.

O primeiro e principal sonho de Airton é também o sonho de muitos brasileiros: conseguir uma casa. Apesar de trabalhar duro, comenta as dificuldades que enfrenta: “o mais difícil é o dinheiro, e as despesas são muito altas para poder juntar ou se organizar e ter um valor”.

O Airton é outro participante da Expedição Financeira, e sonha em ter sua própria casa

Airton participou de um workshop com a equipe de Impacto Social do C6 Bank, que conversou com ele sobre controle, organização, planejamento de gastos no mês, entre outros assuntos que fazem diferença quando o assunto é um bom planejamento financeiro.

“Foi muito importante a palestra, muito interessante, aprendi de verdade”, relata Airton. Um de seus aprendizados mais importantes foi o de como fazer uma listagem de gastos, ferramenta extremamente útil para organizar as despesas.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Planilha financeira: faça download e aprenda a se organizar