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Experiência e satisfação dos funcionários ganham espaço dentro das empresas

Assim como a experiência do cliente é essencial para o sucesso dos negócios, a jornada dos colaboradores também tem gerado preocupação

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As empresas já descobriram que a experiência do cliente é essencial para o sucesso de seus negócios. Por isso, elas criaram estratégias voltadas para o CX (customer experience).

Agora é vez das companhias direcionarem essa mesma atenção para a jornada de seus funcionários. A metodologia do EX (employee experience), que consiste em uma gestão eficaz de pessoas, traz ganhos de produtividade e engajamento de público interno para as empresas.

Essa metodologia coloca o colaborador em outro patamar de importância dentro da organização, identificando melhor seu perfil e potencializando suas chances de desenvolvimento.

Mas o que é o EX? 

Segundo Roberto Madruga, autor de um livro sobre a experiência do colaborador, o EX é o mapeamento da jornada do colaborador.

Líderes e a área de RH precisam mapear e entender jornada do colaborador, quais momentos que ele tem durante o dia, como é conveniência da jornada. Tudo isso baseado no seu desenvolvimento e performance.

É a busca da satisfação do funcionário? 

O EX é mais do que satisfação. Segundo o autor, só a satisfação não melhora o engajamento ou a produtividade do colaborador.

A satisfação é a base de tudo, mas é pouco. Há uma diferença enorme entre satisfação e engajamento. Satisfação é o mínimo que se detecta e as empresas já fazem esses levantamentos. É preciso descobrir quanto o funcionário está engajado para saber o quanto ele é um promotor ou detrator do ambiente de trabalho.

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E como aumentar o engajamento? 

O engajamento tem de ser estimulado diariamente. Isso pode acontecer por meio do feedback respeitoso do líder para a equipe. Ou quando ele promove a difusão de conhecimento ou melhora rotinas.

É preciso desenvolver um propósito na equipe, pois sem propósito não se engaja. Um dos propósitos pode ser a experiência do cliente. Quando o funcionário percebe a forma como a empresa respeita o cliente, isso se reflete de fora para dentro, gerando engajamento.

O que a empresa ganha com o EX? 

Produtividade e engajamento. E isso reduz o turnover, aumenta a produtividade de 10% a 18% e melhora a satisfação. Além de elevar no líder o senso de desenvolver as pessoas.

As empresas brasileiras já adotaram essa metodologia? 

O percentual de companhias que usam o EX ainda é muito baixo. Mas isso está crescendo. A pandemia acelerou as mudanças nas relações com os colaboradores.

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