Entenda como adicionar mais funções no MEI
Uma dúvida frequente entre os microempreendedores individuais (MEIs) é a possibilidade de exercer mais de uma função através da categoria MEI.
Afinal, microempreendedores talvez possam precisar de fontes extra de renda, seja para complementar o rendimento mensal ou garantir estabilidade financeira para a família.
Entenda se você pode ter mais de uma função como microempreendedor individual e como você pode adicionar ou alterar as funções para o MEI:
Relacionadas:
Sim, você pode ter mais de uma função no MEI, basta adicioná-las ao CNPJ já existente. No Portal do Empreendedor é possível acrescentar até 15 atividades secundárias.
Um ponto importante é que essas funções devem se manter dentro do limite de faturamento anual para MEI, que atualmente é de R$81.000 por ano.
Vale lembrar que também é possível trabalhar com carteira assinada mesmo sendo MEI. De modo geral, é possível ter diferentes fontes de renda se você é um microempreendedor individual.
Para cadastrar funções secundárias como MEI, você deve utilizar o Portal do Empreendedor. No entanto, é preciso estar atento a quais tipos de funções podem ser adicionadas.
Lembre-se que a nova atividade deve estar codificada pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Para realizar o cadastro de uma nova função é muito simples. Basta seguir o passo a passo:
Se você deseja alterar a sua função MEI, sem adicionar outras ocupações, você deve acessar o Portal do Empreendedor. Então, basta seguir o passo a passo e alterar a função como microempreendedor individual:
Leia também: Como abrir uma conta MEI no C6 Bank?