Leitura de 6 min

O que são FOF? Vale a pena investir em um fundo de fundos?

Ao fazer um único investimento em um FOF, você aplica em dezenas de ativos diferentes, trazendo diversificação e redução de riscos ao mesmo tempo

Atualizado em

imagem com cotaçoes de diferentes ativos oscilando para cima ou para baixo representando o que sao fof
Os FOFs são um tipo de produto focado na diversificação, permitindo investimentos em vários ativos simultaneamente

Os fundos de fundos, também conhecidos como FOF (fund of funds, na sigla em inglês) são uma categoria de produto que permite investir de uma só vez em dezenas de aplicações diferentes simultaneamente, diversificando e reduzindo riscos.

Despertamos sua curiosidade? Então continue conosco para aprender mais sobre o que são FOF, como eles funcionam, vantagens e desvantagens dos fundos de investimentos, entre outras informações relacionadas ao tema. Ao final do post, você terá aprendido:

  • O que são fundos de investimento?
  • O que são FOF?
  • Tipos de fundo de fundos
  • Como os fundos de fundos funcionam?
  • Esse é um investimento em renda fixa ou variável?
  • Como escolher o melhor fundo de fundos?
  • Esse investimento vale a pena?
  • Qual tipo de investidor mais combina com esse ativo?

É investidor? Então não deixe de ler também as seguintes matérias relacionadas:

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento são um tipo de aplicação feita de forma coletiva por cotistas. Inicialmente, cada um dos investidores compra um determinado número de papéis. O montante total, chamado de patrimônio, por sua vez, é administrado por um gestor profissional e especializado.

Esses gestores são os responsáveis por estabelecer como a quantia total será dividida e em quais produtos financeiros ela será aplicada. Seu objetivo é trazer o melhor retorno possível, dentro das políticas e estratégia definidas. Então, caso apresente lucro, os rendimentos do fundo são divididos de forma proporcional entre todos os cotistas.

O que são FOF?

Um FOF, da mesma forma que um fundo de investimentos tradicional, é composto por pessoas que se reúnem com o objetivo de aplicar recursos em uma determinada classe de ativos. A diferença é que, nesse caso, esse investimento é feito em outros fundos, que são selecionados pelo gestor de forma a balancear o retorno e mitigar perdas.

A regra é que, para serem considerados fundo de fundos, devem aplicar no mínimo 95% do patrimônio em fundos. Os 5% restantes, por sua vez, costumam ser aplicados em títulos de renda fixa, a fim de trazer estabilidade para a carteira.

Tipos de fundo de fundos

Por consistirem na compra de cotas de outros fundos, os FOFs seguem o mesmo tipo de categorização. Isso significa que é possível encontrar as seguintes modalidades:

Em geral, os FOFs apresentam com mais frequência composições baseadas em fundos multimercados e imobiliários. Isso porque essas duas categorias são mais voltadas ao princípio da diversificação, que também é uma das grandes possibilidades oferecidas pelos fundos de fundos. Esses dois fatores, em conjunto, dão mais força a essas modalidades em relação às outras.

gráfico de linhas oscilando representando os fofs de ações
Os FOFs podem ser de várias categorias, tanto na renda fixa quanto variável

Como os fundos de fundos funcionam?

O funcionamento de um fundo de fundos é bastante similar ao de um fundo de investimentos comum. Os investidores compram cotas dos fundos cujas composições mais os interessem, e o gestor responsável realiza os aportes.

Há uma diferença, no entanto. No caso dos FOFs, não é o gestor quem escolhe os ativos individuais nos quais vai investir. Isso é feito pelos gestores dos fundos escolhidos, o que significa que é necessário olhar para o desempenho do grupo como um todo, e não dos ativos em si.

Isso pode tornar o investimento um pouco mais complicado, na medida em que a compra de uma única cota envolve vários produtos diferentes. Por outro lado, potencializa ainda mais a diversificação proporcionada por esse tipo de fundo.

Esse é um investimento em renda fixa ou variável?

Depende do tipo de fundo escolhido. Conforme mencionado anteriormente, existem tanto fundos de fundos de ações – principais ativos de renda variável – quanto de renda fixa, bem como os multimercados, que misturam ambas as categorias. Dessa forma, não é possível colocar esse investimento em apenas uma modalidade – tudo dependerá das cotas que você comprar.

Como escolher o melhor fundo de fundos?

Para escolher um FOF, um histórico de alta rentabilidade não basta. É preciso levar em consideração uma série de fatores, de forma conjunta:

  • Entenda qual o tipo de FOF no qual você deseja investir – renda fixa, ações, cambiais ou qualquer que seja a categoria de sua escolha;
  • Especialmente no caso dos fundos de fundos, observe atentamente a estratégia adotada pelo gestor. Esse tipo de investimento traz um dos maiores potenciais de variedade nas carteiras, o que significa que cada gestor investirá de uma maneira;
  • Analise o histórico do fundo. Mesmo que rentabilidade passada não seja garantia de rendimento futuro, fazer essa consulta ajuda a alinhar expectativas e entender como ele se desempenha diante de crises, por exemplo;
  • Por fim, fique atento a dados importantes como taxas, custos, prazo de resgate, aplicação inicial e tributação.

Esse investimento vale a pena?

Se seu principal objetivo é a diversificação, vale. Como os aportes são feitos em diversas aplicações, a alocação passa por diferentes gestores, e as perdas de um ativo podem ser compensadas pelos ganhos de outro.

No entanto, é necessário estar atento. Como os FOFs são compostos por muitos fundos, a tendência é que custos como a taxa de administração ou de performance de diversas aplicações diferentes seja repassados para o cotista, o que talvez torne o investimento financeiramente insustentável.

pessoa branca sentada mexendo com papéis diante de calculadora analisando as vantagens e desvantagens do fundo de investimento

Qual tipo de investidor mais combina com esse ativo? 

Esses fundos são indicados para investidores que querem diversificar suas aplicações, mas não têm tempo ou interesse em administrar muitas aplicações ao mesmo tempo. Além disso, tendem a ser mais estáveis, já que o conjunto de diferentes fundos, se bem selecionados, pode amortizar a volatilidade.

No que diz respeito ao perfil de investidor, é possível afirmar que todos os níveis conseguem encontrar FOFs correspondentes. Um investidor mais conservador, por exemplo, pode investir em um fundo de fundos de renda fixa, mantendo-se de acordo com as suas preferências pessoais. Já outro cotista, mais arrojado, tem a opção dos FOFs imobiliários ou de ações.

Este é o fim do post. Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o que é FOF, vantagens e desvantagens do fundo de investimento, bem como os tipos de FOFs e outras informações relevantes a respeito do tema.

Se quiser ler mais textos como esse, não deixe de acessar também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.