Leitura de 8 min

Investir em ações ou fundos de ações? Saiba qual opção escolher

De acordo com o perfil do investidor, comprar ações ou fundos pode trazer vantagens diferentes.

Atualizado em

Mulher sentada em frente ao computado com cara apreensiva com dúvidas sobre Fundos de ações ou investir direto na bolsa de valores?
Investir em ações direto na Bolsa de Valores ou em Fundos de Ações? Descubra a seguir.

Na hora de investir em empresas promissoras do mercado, ações e fundos de ações são alternativas de destaque. Esses ativos de renda variável, apesar de terem como foco os papéis listados na Bolsa de Valores, funcionam de maneira diferente e podem entregar lucros distintos.

Antes de incluí-los em sua carteira de investimentos, vale conhecer as particularidades de cada um. Pensando nisso, destacamos as questões principais sobre o tema, como você pode ver a seguir:

  • O que é uma ação?
  • Como funciona o investimento direto na bolsa de valores?
  • O que é um fundo de ação?
  • Como funciona o investimento em fundos de ações?
  • Quais as principais diferenças entre ações e fundos de ações?
  • Quais as vantagens e desvantagens de investir em ações?
  • Quais as vantagens e desvantagens de investir em fundos?
  • Como escolher onde investir?
  • Ações e fundos no C6 Bank

Leia mais textos sobre investimentos:

O que é uma ação?

Uma ação representa parte de uma empresa, especificamente a menor fração do capital social. Ao comprar ações, você está investindo em uma companhia listada na Bolsa de Valores e está exposto a ganhar ou perder com as oscilações frente ao mercado.

Quando companhias de capital aberto abrem seu IPO (Initial Public Offer), elas buscam mais recursos para desenvolver negócios. Dessa forma, investidores ganham acesso ao patrimônio líquido e quando o crescimento se concretiza, seu valor aumenta e todos lucram.

Por isso, na hora de comprar esses papéis, quem investe se informa sobre o balanço patrimonial empresarial, as perspectivas para o setor e o corpo administrativo, por exemplo. Esses são alguns dos aspectos que podem fornecer informações sobre o desempenho futuro da corporação.

Como funciona o investimento direto na bolsa de valores?

Para negociar diretamente na B3, a bolsa brasileira, o acionista precisa estar cadastrado em uma Corretora de Valores, como disponibilizamos no C6 Bank. Assim, ele encontra um catálogo extenso desses papéis e pode acompanhar a variação de preço no Home Broker, além de comparar com os indicadores de investimento.

No C6 Bank, a negociação pode ocorrer pelo celular, através do app bancário do C6 Invest. Para isso, siga as etapas:

  1. Cadastre-se em nossa corretora no app do C6 Bank;
  2. Em “C6 Invest”, selecione “Renda Variável”;
  3. Digite o código do ativo que você deseja comprar ou vender;
  4. Informe a quantidade que deseja comprar e valide o preço do ativo. Verifique também se você tem saldo para a operação;
  5. Acompanhe seu investimento pelo nosso app.

O que saber antes de investir em ações

Na hora de selecionar as ações, você pode reparar que, na maioria das vezes, elas contêm os dígitos 3 ou 4 no final do ticker. Isso varia de acordo com os tipos de ações. As primeiras são as chamadas ordinárias, que dão ao acionista direito de voto em assembleias. As segundas são as ações preferenciais. Essas não garantem a participação do acionista em reuniões, porém o investidor tem a prioridade no recebimento dos lucros, como o pagamento de dividendos e em caso de liquidação da empresa. Há ainda o caso das units, que misturam ações preferenciais e ordinárias e contam com o final 11.

Vale lembrar que a decisão de investir direto na bolsa de valores é indicada para quem já tem experiência com o mercado de ações ou para quem quer adquirir essa experiência na prática. Além disso, o investidor precisa ter tempo livre para analisar empresas, ler relatórios e acompanhar o mercado acionário. Seguindo as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), esses ativos são apenas recomendados para investidores de perfil arrojado, que já têm mais conhecimento do mercado e maior tolerância ao risco.

O que é um fundo de ação?

Um fundo de ação é uma modalidade de investimento que permite aplicar em uma seleção vasta de empresas. Dessa forma, ao invés de gastar uma quantia considerável em apenas um ticker, a carteira fica diversificada em múltiplos ativos com um baixo valor.

Os fundos de investimento são recomendados para quem não pode dedicar muito tempo para pesquisa e estudo de relatórios, conhecendo cada ação de perto. Isso pois a escolha das empresas é terceirizada para um gestor do fundo, um profissional.

Dessa forma, a pessoa se torna cotista de um fundo de investimento ao invés de um acionista.

Como funciona o investimento nos fundos de ações?

Para investir em fundos de ações também é preciso ter uma conta em corretora. Eles são disponibilizados para venda em cotas nas plataformas financeiras. De acordo com a premissa do fundo, o capital será alocado nas empresas que o gestor julgar mais promissoras e rentáveis, seguindo a Política de Investimento do Fundo de Ação.

No C6 Bank, é possível comprar cotas de fundos pelo C6 Invest, a partir de R$ 100. Dessa forma, com um valor pequeno, o investidor diversifica sua carteira em uma pluralidade de empresas. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  1. Cadastre-se na nossa corretora no app do C6 Bank;
  2. Em “C6 Invest”, selecione “Fundos”;
  3. Aplique o filtro para visualizar apenas “Fundos de Ações”;
  4. Selecione qual ativo deseja comprar ou vender;
  5. Informe a quantidade escolhida e valide o preço do ativo;
  6. Acompanhe seu investimento pelo nosso app.

Além disso, outra opção é o C6 TechInvest, ferramenta que projeta os fundos ideais para você, de acordo com seu teste de suitability e seus objetivos para os investimentos.

Quais as principais diferenças entre ações e fundos de ações?

Uma das principais diferenças para quem investe em fundos de ações ou direto na Bolsa de Valores é a relação que você estabelece com uma firma ou mais. Com ações, você se torna um acionista e o seu investimento está centralizado em uma empresa. A depender do tipo de ativo, você pode ainda participar das assembleias e ganhar proventos na divisão dos lucros.

Comprando fundos de ações, você é um cotista, e tem um portfólio diversificado com a seleção do gestor. Assim, você não está exposto a apenas uma variação de preço. No entanto, não terá direito de participação, e todos os dividendos recebidos serão automaticamente reinvestidos em mais cotas.

Outro ponto é a diferença operacional. Por exemplo, se o investidor comprar 20 ações diferentes, ele receberá informes de rendimento de cada uma e deverá declarar 20 bens no seu Imposto de Renda (IR), além de controlar dividendos, IR mensal e mais.

Ao investir nos fundos de ações, o investidor declara um único bem, que são as cotas do fundo. Dessa forma, quando e se houve o IR, ele será retido na fonte.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em ações?

Uma das vantagens de investir diretamente em ações é que, ao realizar transações através de um Home Broker, o indivíduo fica isento de Imposto de Renda, exceto se atingir a quantia de R$ 20 mil/mês em vendas de ações.

Existem algumas corretoras que cobram taxas de custódia e corretagem das negociações. A boa notícia é que no C6 Bank, quem investe está livre de qualquer uma delas. Em outras palavras, além dos recursos aplicados, é como se você conseguisse investir na bolsa de valores “grátis”.

No entanto, uma das desvantagens de investir diretamente na Bolsa é que essas operações podem demandar mais tempo para pesquisar e conhecer as empresas. Além disso, para ter uma carteira de ações diversificada em setores da economia, você precisará gastar mais dinheiro. Afinal, como as ações normalmente são vendidas em lotes de 100 – com a possibilidade de serem fracionados – o investidor precisará obter muitos lotes para alocar-se nos setores.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em fundos?

Uma das principais vantagens de investir nos fundos como um todo é que você consegue fazer parte de empresas promissoras da bolsa sem investir uma grande quantidade de dinheiro prontamente.

No aspecto tarifário, ao investir nos fundos de ações, o investidor se compromete a pagar impostos somente quando resgata seus investimentos e não toda vez que uma ação é vendida.

Contudo, uma desvantagem são as taxas de administração (cobrança sobre volume investido) e performance (cobrança sobre o retorno positivo que supera o benchmark do Fundo). Elas fazem parte do pagamento pelo bom desempenho que o fundo teve ao longo do período e pelo serviço prestado pelo gestor. Outra desvantagem fica com a impossibilidade de escolher diretamente em quais papéis será aplicado seu dinheiro.

Como escolher onde investir?

Na hora de decidir entre investir em ações ou fundos de ações, tudo irá depender do grau de conhecimento financeiro e da disponibilidade de tempo para administrar a carteira.

Nos fundos de ações você confiará seu dinheiro a gestores profissionais experientes que vão elaborar e executar estratégias de investimentos em ações. Já na bolsa de valores, você comprará e venderá ações de maneira individual.

Além disso, é importante procurar a instituição financeira que traga os melhores benefícios para você e seus investimentos.

Ações e fundos no C6 Bank

No C6 Bank, você encontra uma plataforma completa para investir em ações ou fundos de ações. O app bancário permite que você concentre tudo em um só lugar: sua conta digital e sua carteira de ativos. Nele, é possível operar na B3 e adquirir lotes de ações e cotas de fundos.

Existe ainda uma outra forma inovadora de investir nos fundos de ações pelo app do C6 Bank. O C6 TechInvest faz você ser seu próprio assessor, enquanto elabora uma carteira pautada na diversificação. Na ferramenta, a tecnologia aprimora um portfólio totalmente personalizado, de acordo com seu perfil do investidor.

Se quiser aprender mais sobre finanças não deixe de assistir aos vídeos do Prof. Liao, educador financeiro do C6 Bank, e acompanhar os conteúdos diários no blog do C6 Bank.

Nesse texto, você foi apresentado às diferenças e como funciona investir em ações ou fundos de ações. Agora que já sabe as particularidades de cada um, esperamos que esteja mais seguro para suas próximas operações financeiras.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia mais sobre investimentos aqui no blog: