Leitura de 6 min

Fundos ESG: conheça formas sustentáveis de investir

Os fundos ESG são uma forma de usar o seu dinheiro para investir em empresas que se preocupam com valores ambientais, sociais e humanos

Atualizado em

mulher sentada olhando para o computador, pesquisando sobre fundos ESG
Atualmente, existem 22 fundos ESG no Brasil

Os fundos ESG são alternativas de investimento muito interessantes para quem busca aplicar em empresas que se preocupam com valores ambientais, sociais e humanos. E a boa notícia é que, apesar de terem começado como um nicho, estão se expandindo cada vez mais no mercado – e gerando lucro para quem investe.

Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para discutir fundos ESG de forma mais aprofundada, tirando dúvidas e elucidando o funcionamento desse produto. Ao final do texto, você terá aprendido:

  • O que significa ESG?
  • O que são investimentos ESG?
  • Afinal, o que são fundos ESG?
  • Como um fundo ESG funciona?
  • Qual a rentabilidade desse tipo de produto?
  • Como funcionam os critérios de seleção de um fundo ESG?
  • E qual o critério de seleção de empresas?
  • Saiba como investir em fundos ESG?

Quer saber mais sobre fundos de investimento? Leia também essas publicações relacionadas:

O que significa ESG?

A sigla ESG significa “Environmental, Social and Corporate Governance” – em português, Ambiental, Social e Governança Corporativa. Trata-se de um conjunto de políticas e boas práticas quetêm como objetivos principais:

  • O desenvolvimento sustentável das empresas em sintonia com o meio ambiente;
  • O desenvolvimento de ações com a sociedade; e
  • A garantia dos direitos dos acionistas através das regras da governança corporativa.
foto tirada de paisagem urbana, com prédios modernos ao funndo, árvores em segundo plano e estrada em primeiro plano, representando o que é esg
A sigla ESG significa “Ambiental, Social e Governança Corporativa”, em português

O que são investimentos ESG?

Os investimentos ESG, por sua vez, nada mais são do que ativos selecionados que estejam dentro da estratégia definida por esses três pilares. É uma forma de conciliar os princípios ESG com retorno financeiro, além de servir como um incentivo para as próprias empresas adotarem mais ações nesse âmbito. Isso porque passa a ser um fator de atração para investidores, o que pode ajudar a aumentar o capital social da corporação.

Além dos fundos, outro exemplo de investimento ESG são os títulos verdes, papéis de dívida emitidos para captação de recursos que devem ser direcionados a projetos de minimização dos efeitos de mudanças climáticas, e que também têm ganhado espaço no mercado.

Afinal, o que são fundos ESG?

Os fundos ESG são fundos de investimento que consideram critérios ambientais, sociais e de governança corporativa das empresas nas quais são feitas as aplicações. A diferença em relação a outros investimentos ESG é que, nessa modalidade, o cotista conta com gestão profissional para fazer o seu dinheiro render – da mesma forma que em outros fundos.  

Além disso, os fundos ESG – e fundos em geral – também trazem um caráter de diversificação para a carteira, uma vez que permitem que o investidor se exponha a diferentes ativos através de uma única aplicação. Atualmente, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) reconhece 22 fundos ESG no Brasil.

Como um fundo ESG funciona?

Os fundos ESG funcionam como outras categorias de fundo, na forma de um condomínio. Basicamente, vários cotistas têm seus recursos aplicados de maneira coletiva sob a coordenação de um gestor profissional e especializado, que direciona o dinheiro do fundo de acordo com uma estratégia predefinida.

Se essas aplicações apresentarem lucro, os rendimentos então são divididos proporcionalmente entre os cotistas, de acordo com o patrimônio investido por cada um inicialmente.

No caso dos fundos ESG, a diferença se dá nos produtos escolhidos, que devem estar dentro dos critérios ESG estabelecidos.

Qual a rentabilidade desse tipo de fundo?

Depende. Os fundos ESG podem ser tanto de renda fixa quanto variável, o que significa que não é possível apontar uma rentabilidade característica dessa modalidade de investimento.

Para dar um exemplo, no C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank, o fundo ESG com maior rentabilidade nos últimos 12 meses (entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022) foi o JGP Crédito ESG FIC FIM Crédito Privado, com 15,01%.

Como funcionam os critérios de seleção de um fundo ESG?

Além dos critérios tradicionais, como potencial de geração de lucro e saúde financeira, o fundo ESG leva em conta questões ambientais, sociais e de governança corporativa:

  • Sob a ótica ambiental, por exemplo, os analistas do fundo observam fatores como destinação de resíduos, consumo de energia e de água e logística reversa;
  • Do ponto de vista social, são analisados critérios como bem-estar dos colaboradores, remuneração adequada, segurança no ambiente de trabalho e valorização dos direitos humanos;
  • Por último, em relação à governança, leva-se em conta transparência de informações, diversidade no conselho administrativo, o código de ética e conduta profissional da empresa, entre outros pontos.

E qual o critério de seleção de empresas?

Já no caso das empresas, é promovida uma análise completa, que engloba não só o funcionamento da companhia, mas também suas projeções financeiras para o futuro, o histórico de suas contas, balanços internos e vários outros documentos financeiros.

Além disso, é verificado se há algum programa de valorização de pessoas, do meio ambiente – se sim, como funcionam – e quais são seus princípios e nível de governança corporativa. Ao fim dessa análise, é possível atestar se se trata de uma empresa ESG ou não.

foto de mulher vista de cima sentada de frente para laptop pesquisando como investir em fundos esg
É possível investir em fundos ESG pelo C6 Invest

Saiba como investir em fundos ESG

Os fundos ESG ainda estão sendo descobertos pelo investidor brasileiro. Isso acontece porque o mercado local ainda está amadurecendo formas de mensurar os impactos gerados pelas empresas.

Se você quer investir em um, a análise feita antes de começar deve ser a mesma de outros fundos: estude a gestora do fundo, entenda sua estratégia, confira os custos e veja se faz sentido para o seu objetivo de investimento, bem como seu perfil de investidor.

Caso decida que sim, saiba que isso pode ser feito de forma simples e prática pelo C6 Invest. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, acesse o aplicativo do C6 Bank;
  2. Dentro da área logada, toque em “C6 Invest” no menu inferior;
  3. Serão apresentadas algumas seções. Entre elas, busque por “Self-service” e, em seguida, toque em “Fundos”;
  4. Você verá, então, todo o catálogo de fundos de investimento disponibilizado pelo C6 Bank. Para ver apenas fundos ESG, basta digitar “ESG” na barra de busca;
  5. Escolha o ativo desejado, verifique as informações e taxas do produto. Caso queira continuar, defina o valor a ser aplicado e confirme a operação.

E mais: caso você tenha R$ 150 mil investidos no C6 Bank, também ganha direito a um Carbon Partner, profissional cujo papel é cuidar da sua vida financeira, patrimônio e negócios no banco.

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre os fundos ESG, que tal conferir outros textos como esse? Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.