Seu Bolso

O que são gastos essenciais?

Na hora de fazer o planejamento financeiro, entender o que são gastos essenciais é muito importante


O que são gastos essenciais

Você conhece os diferentes tipos de gastos que fazem parte do seu planejamento financeiro? São eles: os gastos essenciais, os gastos necessários e os gastos supérfluos.

Comprar comida, pagar streamings ou sair para almoçar são atividades que talvez façam parte da sua rotina, mas como reconhecer em qual grupo de gastos essas ações fazem parte?

Conseguir identificar a forma como você gasta o seu dinheiro no dia a dia é importante para perceber se alguma mudança precisa ser feita.

Entenda as diferenças entre os gastos financeiros  e confira como você pode melhorar o planejamento do seu orçamento.

Relacionadas:

O que são gastos essenciais?

Os gastos essenciais são as suas despesas fundamentais para a sua vida. Ou seja, em um momento de emergência ou de corte de gastos, não é possível abrir mão dessa despesa.

Alguns exemplos de gastos essenciais são:

  • Aluguel e moradia;
  • Contas de luz e água;
  • Alimentação.

Os gastos essenciais podem variar de família para família. De modo que cada dinâmica familiar vai determinar quais fatores são elementares para o cotidiano.

Por exemplo: para algumas famílias, o plano de saúde é considerado um gasto essencial. No entanto, outras famílias podem não colocar esse gasto como uma prioridade do planejamento familiar.

O que são gastos necessários e gastos supérfluos?

Além dos gastos essenciais, existem outras duas modalidades: os gastos necessários e supérfluos.

Os gastos necessários são despesas que são importantes, mas que podem ser cortados no caso de extrema necessidade. Alguns exemplos são o gasto com atividades extracurriculares dos filhos ou com academia.

Já os gastos supérfluos não são significativos para o funcionamento da família e  podem ser cortados em situações de emergência. Despesas com lazer e assinaturas de streaming ou de revistas, por exemplo, entram nessa categoria.

Como planejar os seus gastos?

Ao planejar os gastos familiares, é preciso delimitar quais despesas se encaixam em cada categoria de gasto. Cada família terá uma noção diferente do que é um gasto necessário e o que é um gasto supérfluo, por exemplo.

Além disso, uma planilha financeira pode ajudar na hora de organizar todos os gastos. Assim, é possível observar qual a parcela do seu orçamento que está sendo destinada para cada categoria.

Através da planilha, será possível listar todos os seus gastos e observar o que pode ser cortado. Além disso, você também pode determinar objetivos financeiros, como realizar uma viagem, por exemplo. Então, você poderá utilizar a planilha para determinar o que será poupado para alcançar essa meta.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Seguro-desemprego: veja quem tem direito ao benefício