Leitura de 4 min

O que são gastos essenciais, necessários e supérfluos?

Entender o que são gastos essenciais é muito importante para a construção de um planejamento financeiro

Atualizado em

O que são gastos essenciais

O dia a dia é cercado por diferentes tipos de gastos, que precisam fazer parte do seu planejamento financeiro. Eles podem ser divididos em três categorias: 1) gastos essenciais; 2) gastos necessários; e 3) gastos supérfluos. Entender a qual grupo cada uma de suas despesas se encaixa é o básico para organizar as finanças pessoais.

Comprar comida, pagar streamings ou sair para almoçar são atividades que talvez façam parte da sua rotina, mas o desafio fica em determinar o que é ou não essencial. Conseguir fazer essa identificação é importante, inclusive, para perceber quando alguma mudança precisa ser feita, como economizar ou diminuir o consumo.

Neste post, dúvidas a respeito das diferenças entre os gastos financeiros e de como organizá-los serão respondidas. Abaixo, veja os tópicos que serão discutidos ao longo do texto:

  • O que são gastos essenciais?
  • Qual a diferença entre gastos essenciais e supérfluos?
  • O que são gastos necessários?
  • Como planejar seus gastos?

Se você tem interesse em planejamento financeiro, não deixe de ler os conteúdos relacionados:

O que são gastos essenciais?

Os gastos essenciais são aqueles fundamentais para a vida e o desenvolvimento do dia a dia. Entram nessa categoria despesas as quais, em um momento de emergência ou de corte financeiro, não é possível abrir mão.

Além disso, é comum que essas contas sejam fixas, com prazos determinados de pagamentos mensais, anuais ou quinzenais.

Alguns exemplos de gastos essenciais são:

  • Aluguel e custos com moradia;
  • Saúde e seguros;
  • Contas de luz e água;
  • Impostos;
  • Alimentação.

É válido ressaltar que uma despesa primordial para você pode não ser fundamental para outras pessoas. Isso acontece porque os gastos essenciais variam de família para família. De modo que cada dinâmica pessoal vai determinar quais fatores são elementares para o cotidiano.

Por exemplo: em algumas casas, o plano de saúde é considerado um gasto essencial. No entanto, em outras residências ele pode não fazer parte da prioridade do planejamento familiar.

Qual a diferença entre gastos essenciais e supérfluos?

Os gastos essenciais não podem ser descartados da sua rotina enquanto os supérfluos sim. De modo que a principal diferença está no grau de necessidade da despesa para o funcionamento do dia a dia.

A alimentação, por exemplo, é fundamental para sua qualidade de vida diária. Já a compra de roupas para ir a uma festa, mesmo que gere bem-estar, pode ser classificada como dispensável.

Outra característica que possibilita a diferenciação entre os tipos de conta é a frequência de pagamento. É comum a despesa primordial ter um pagamento fixo enquanto as mais superficiais têm pagamento instantâneo ou não têm um compromisso financeiro mensal, por exemplo. Mas, sem dúvidas, existem algumas exceções, como é o caso de um streaming de música que conta com pagamento mensal.

O que são gastos necessários?

Os gastos necessários são importantes, mas podem ser cortados no caso de extrema necessidade. Alguns exemplos são despesas com atividades extracurriculares dos filhos ou com academia.

No caso da mensalidade com exercícios físicos, por exemplo, é possível notar sua relevância para o dia a dia. Com certeza, é o tipo de despesa que traz um efeito positivo para o cotidiano. No entanto, quando comparada a alimentação ou a itens de higiene fica perceptível a diferença entre o que é um gasto essencial e o que é um gasto necessário.

Como planejar os seus gastos?

Ao planejar seus gastos é preciso delimitar em quais categorias eles se encaixam. As famílias têm uma noção diferente do que é uma despesa essencial, supérflua ou necessária, por exemplo.

Nesse sentido, o primeiro passo é entender para quais contas seu dinheiro está sendo direcionado. Para isso, uma planilha financeira pode a organizar e listar seus gastos.

Com essa listagem, é possível observar se existe desequilíbrio financeiro ou alguma forma de seu patrimônio ser melhor aproveitado. Além disso, você também pode determinar novos objetivos, como realizar uma viagem, comprar um carro ou começar um novo curso.

Agora que você sabe como classificar e organizar os seus gastos, o próximo passo é elaborar um planejamento financeiro. Você pode encontrar dicas e bons insights nas matérias a seguir:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.