Empresas

Gestão financeira: o que é?

Com a gestão financeira é possível maximizar os resultados de uma empresa


Mulher loira comandando uma reunião com outras três pessoas sobre gestão financeira

Se você é dono de uma empresa, provavelmente já ouviu falar em gestão financeira. Mas sabe a importância deste termo para o seu negócio?

Aqui, vamos esclarecer este conceito, além de explicar para que ele serve e como funciona na prática. Confira:

Relacionadas:

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é um processo executado para maximizar os resultados da empresa. Ou seja, ela analisa o planejamento e atividades financeiras de um negócio.

Dessa forma, somente através de uma gestão financeira empresarial eficaz é possível contabilizar as receitas, despesas, investimentos e avaliar indicadores financeiros.

Vale ressaltar que não há nenhuma fórmula padrão para esse tipo de gestão empresarial, ficando de responsabilidade do dono do empreendimento escolher a melhor alternativa.

Ferramentas da gestão financeira

Como dito anteriormente, não há nenhuma fórmula única para mensurar os resultados de um negócio. Porém, ao contabilizar os seguintes fatores é possível encontrar a gestão financeira:

  • Controle de contas a pagar: tenha em mãos quanto a empresa recebe por mês e seus custos. Além disso, é importante identificar todas as contas, as prioridades de pagamento, datas de vencimento e saldos contábeis.
  • Gestão de caixa: para um negócio, nada é mais importante do que ter um fluxo de caixa projetado e a melhor forma de controlar isso é contabilizá-lo diariamente. Vale, por exemplo, utilizar sistemas informatizados para facilitar o processo.
  • Planejamento financeiro: é essencial para garantir o crescimento de uma empresa. Vale colocar tudo em uma planilha para entender quais são os gastos recorrentes e o quanto é preciso para conseguir expandir o negócio.
  • Gestão tributária: essencial para minimizar os riscos de irregularidade frente a órgãos fiscais.

Qual o principal objetivo da gestão financeira?

Esse tipo de gestão é ideal para entender com o que a empresa pode contar no futuro e se ela possui potencial para crescer, buscando por melhores resultados.

Com uma boa gestão financeira é muito mais seguro se comprometer com objetivos futuros, além de projetar o papel da empresa no mercado de investimentos, por exemplo.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 5 dicas para vender no Dia dos Namorados