Leitura de 3 min

Golpe do Pix: como não cair nessa

Conheça diferentes modalidades de Golpe do Pix e como você pode evitar

Atualizado em

Golpe do PIX: como evitar?
Golpe do PIX: como evitar?

A popularização do PIX no Brasil transformou a forma de realizar transações no dia a dia. No entanto, golpistas estão se aproveitando da modalidade para lesar os usuários, no conhecido golpe do PIX.  

Existem diversos tipos de golpes aplicados pelos criminosos, e é possível evitá-los tomando alguns cuidados com a segurança digital.  

Entenda mais sobre o Golpe do PIX e confira algumas dicas para não cair no golpe:  

Relacionadas: 

O que é o golpe do PIX? 

Um golpe do PIX pode ser aplicado de diversas formas. O objetivo desse golpe é fazer com que a vítima envie um PIX para a conta do golpista, lesando o consumidor.  

As vítimas podem ser pessoas físicas e pessoas jurídicas. Já que empresas também podem ser impactadas com transações PIX, por exemplo.  

Outra modalidade bastante conhecida de golpe do PIX é feita através do WhatsApp. Com uma conta clonada, o criminoso se passa por alguém e tenta pedir dinheiro para os seus contatos em nome do usuário.  

Comunicações falsas de empresas também podem ser utilizadas. Através de e-mails e mensagens ilegítimas as vítimas são induzidas a enviar dinheiro para contas bancárias.  

Os golpistas costumam estar atentos a novas tecnologias e novas formas de aplicar golpes. Por isso, todo cuidado é pouco ao lidar com a sua conta bancária.  

Dicas para não cair no golpe do PIX

Existem alguns cuidados importantes ao lidar com transações PIX. Para proteger o seu dinheiro, esteja atento a algumas dicas:  

  • Estabeleça limite para movimentações no seu PIX; 
  • Cuidado com comunicações e mensagens via WhatsApp de empresas. A mensagem pode ser falsa;  
  • Certifique-se que links são seguros antes de clicar;  
  • Crie uma senha forte para as suas contas pessoais; 
  • Não compartilhe seus dados pessoais e bancários. 

Como o C6 Bank protege a sua conta 

O C6 Bank conta com uma série de recursos de segurança para proteger a sua conta de golpes e fraudes. Conheça alguns deles:  

Gestor de Limite PIX D+1 e dispositivo seguro 

Um recurso importante para a segurança do seu PIX é o gestor de limite D+1. Caso seja solicitado um aumento do limite de valor do PIX, a ação só é executada 24 horas depois da solicitação.  

Assim, é possível evitar mudanças no seu limite e golpes com altos valores. Por isso, a dica é reduzir o limite do seu PIX no dia a dia.  

Outra forma de evitar que um golpista acesse a sua conta é através do dispositivo seguro. Ao configurar um dispositivo seguro, o processo para entrar na sua conta em outros dispositivos será blindado com mecanismos de segurança, como a biometria facial.  

Seguro C6 Conta 

No C6 Bank, é possível contratar um seguro que protege a sua conta. O Seguro C6 Conta tem cobertura para transferências e saques PIX em casos de ameaça, extorsão, sequestro, roubo ou furto qualificado.  

Você pode contratar o Seguro C6 Conta no app do C6 Bank. Já é possível proteger a sua conta a partir de R$ 4 por mês. O valor do seguro é personalizado de acordo com as suas necessidades.  

E ainda tem novidade: o C6 Bank está oferecendo para os seus clientes o Seguro C6 Conta gratuitamente durante dois meses. A oferta estará disponível até 16/8/2022. 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também:  PIX seguro: como o C6 Bank protege as contas PJ contra fraudes e golpes