• Início
  • Seu Bolso
  • Golpe no WhatsApp usa busca por dinheiro esquecido para atrair vítimas; veja como se proteger

Leitura de 2 min

Golpe no WhatsApp usa busca por dinheiro esquecido para atrair vítimas; veja como se proteger

Criminosos prometem saque instantâneo via Pix do dinheiro esquecido em bancos.

Atualizado em

Golpistas estão usando WhatsApp e sites falsos para enganar a população que tenta consultar se há dinheiro a receber no sistema do Banco Central.

O Banco Central lançou uma ferramenta que permite o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras, mas como o número de acessos à plataforma foi muito grande o site não suportou e precisou ser tirado do ar pelo BC por alguns dias. Prato cheio para os criminosos.

Nas redes sociais e aplicativos de mensagens circulam links que prometem consultar e até sacar via Pix o dinheiro esquecido. Os criminosos usam elementos visuais muito parecidos com o do site do Banco Central e palavras como “Registrato”, que confunde os usuários.

Frases como “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via Pix, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram!”, atraem a atenção das pessoas que acabam acessando o link e podem ter o seu aparelho infectado por vírus e seus dados roubados.

O Banco Central informou em sua plataforma que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. O BC reiterou que ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Como se proteger de golpes

Para o golpe ser bem-sucedido, o criminoso precisa que você confie nele e acesse links, passe dados ou confirme códigos de segurança. Portanto, é importante seguir algumas orientações básicas de segurança:

Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

  • Não faça nenhum tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
  • Sempre desconfie de promessas milagrosas e chamadas apelativas.
  • Nunca compartilhe seu código de segurança do WhatsApp. O número, geralmente, é encaminhado por SMS e essa é a principal forma do golpista acessar a sua conta de outro celular.
  • Ative a verificação em duas etapas do WhatsApp. Esse mecanismo dificulta que criminosos tenham acesso ao seu aplicativo de mensagens.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise)com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Dinheiro esquecido: saiba como consultar se você tem valores a receber