Seu Bolso

Imposto de Renda 2022: Receita prorroga prazo para entrega da declaração

Imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio; cronograma de restituições é mantido


A Receita Federal prorrogou nesta terça-feira (5) o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 de 29 de abril para 31 de maio.

As restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração, segundo a Receita.

Lotes de restituição do Imposto de Renda 2022

Serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:

  • 31 de maio
  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Mudança para quem tem imposto a pagar

Para quem tem imposto a pagar, o vencimento também foi adiado para o final do mês de maio.

As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.

Por que a Receita prorrogou o prazo para entrega?

“A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”, informou a Receita.

Leia também:

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.