Seu Bolso

Inflação pessoal: o que é?

Inflação pessoal é um conceito pouco conhecido, saiba como ele pode impactar sua vida financeira


O que é inflação pessoal?
Qual a diferença entre inflação e inflação pessoal

Cada pessoa sente a inflação de maneira diferente. Isso acontece porque os hábitos de consumo e necessidades pessoais variam de pessoa para pessoa. Se você é uma pessoa que não utiliza carro, por exemplo, provavelmente não será impactado por uma alta de preços de combustíveis. Por isso, calcular a inflação pessoal pode esclarecer como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) impacta o seu orçamento de maneira individual.  

Relacionadas:  

O que é inflação pessoal? 

Os itens que você consome todos os dias podem ser bem diferentes da média nacional. Por isso, a forma como a inflação impacta o seu orçamento pode ser bem diferente do índice de inflação brasileiro, o IPCA.  

Por exemplo, uma pessoa que vai com frequência ao salão de beleza pode sentir o impacto da inflação de forma diferente daquela que não tem costume de ir. Isso acontece porque os serviços, assim como os produtos, também aumentam.  

Portanto, a inflação pessoal se trata do índice observado para cada pessoa ou família. Esse valor pode ser calculado com base em hábitos de consumo, quantidade de pessoas na família e renda mensal. 

Você pode calcular a sua inflação pessoal com base nas suas despesas mensais. Assim, você poderá entender em qual setor a inflação impacta o seu orçamento de maneira mais significativa, e realizar cortes de gastos de acordo com essa análise.  

Qual a diferença entre inflação e inflação pessoal? 

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é uma das taxas de referência que mede a inflação no Brasil. Em maio de 2022, o IPCA teve um acúmulo registrado de 11,73% em doze meses.   

O IPCA, como o nome diz, é uma análise ampla, representa a população que possui uma renda mensal de 1 a 40 salários-mínimos. No entanto, nem todos os brasileiros vão sentir a inflação na mesma intensidade, uma vez que as despesas e o rendimento mensal de cada família podem variar muito. 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também:  Conta corrente: 6 dicas de segurança