Leitura de 3 min

IPCA: 4 pontos para entender a importância na sua vida

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo influencia diretamente no orçamento doméstico e na vida financeira

Atualizado em

Imagem mostra uma pessoa anotando coisas em um caderno em uma mesa com papéis, canetas e moedas empilhadas

A inflação oficial do Brasil medida pelo IPCA no mês janeiro de 2024 ficou em 0,56%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O acumulado dos últimos doze meses. A inflação oficial do Brasil medida pelo IPCA no mês de março de 2024 ficou em 0,16%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O acumulado do ano, por sua vez, atingiu a marca de 1,42%.  

Relacionadas:

Impacto do IPCA

Mas o que os números citados acima impactam na sua vida? Confira 4 pontos em que o IPCA influencia diretamente o seu orçamento doméstico e sua vida financeira.

Seu dinheiro está valendo menos

O IPCA é o principal indicador para calcular a perda de poder de compra do seu dinheiro. A inflação nada mais é do que aumento médio dos preços. Se os produtos ficam mais caros, você precisará de mais reais para comprar os mesmos itens.

Inflação passada vai pesar no seu bolso no futuro 

Apesar de refletir o que aconteceu no passado, o IPCA também influencia na inflação futura. Isso acontece porque o índice é usado como fator de reajuste em diversos contratos de prestação de serviço.

Se a inflação subiu no mês passado, essa variação provavelmente será repassada na mensalidade escolar do seu, nas contas de água, luz, telefone, internet, pedágios, entre outras.

Investimentos podem render mais 

O principal instrumento que o Banco Central possui para controlar o avanço da inflação é a taxa básica de juros – a Selic.

Se o IPCA sobe muito, o BC aumenta os juros para desestimular o consumo e tentar forçar a queda nos preços.

E o que isso tem a ver com os seus investimentos? A Selic é referência para calcular o rendimento de investimentos em renda fixa – CDBs e títulos públicos negociados no Tesouro Direto, por exemplo. Se os juros sobem, eles tendem a render mais.

Olho no salário 

O IPCA é o índice utilizado por empresas e sindicatos nas negociações de dissídios e reajustes salariais. A inflação atual será levada em conta para determinar qual será o percentual de correção dos salários no ano que vem. Mas atenção: para o salário mínimo, o índice usado pelo governo é outro – o INPC.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Leia também: Planejamento financeiro familiar: por onde começar?