Leitura de 3 min

IR 2022 e divórcio: como declarar pensão dos filhos?

Você é divorciado e tem filhos? Então pode estar se perguntando como fazer a declaração do Imposto de Renda

Atualizado em

Homem segurando uma criança recém nascida, pensando no IR 2022

Você é divorciado e tem filhos? Então pode estar se perguntando como fazer a declaração do IR 2022. Pois saiba que você pode deduzir os gastos com esses dependentes.

Os dependentes, nesse caso, podem ser filhos e enteados de até 21 anos, até 24 anos se ainda estiverem estudando ou de qualquer idade se forem incapacitados para trabalhar. Para cada dependente, o limite de dedução é de R$ 2.275,08. 

Pelas regras da Receita Federal, um mesmo filho não pode constar como dependente na declaração de mais de uma pessoa. Se uma das partes o declarou como dependente, a outra deve declará-lo como “alimentando”.

Dependente X alimentando no IR 2022

Na dúvida de como definir os filhos na declaração de imposto de renda? Vamos te ajudar.

O alimentando é aquele que, mediante decisão judicial ou acordo feito por escritura pública, como o acordo de divórcio, por exemplo, é beneficiário de pensão alimentícia.

Já quem detém a guarda pode declará-lo como dependente. E, nesse caso, somente quem detém a guarda poderá deduzir despesas com o filho, que incluem gastos como educação e saúde.

Se o filho recebe pensão, todos os rendimentos devem ser registrados na declaração. Já quem paga a pensão deve incluir o filho como alimentando.

Relacionadas:

Guarda compartilhada imposto de renda

Nesse caso, cada filho só pode ser considerado dependente de apenas um dos pais.

Declaração separada no IR 2022

Nem sempre vale a pena declarar o filho como dependente. Algumas vezes, pode ser mais vantajoso fazer uma declaração separada para o filho. A recomendação, nesse caso, é fazer um teste antes de preencher a declaração.

Divórcio não concluído

Se o processo do divórcio ainda não estiver concluído, o casal pode fazer a declaração de forma separada, mas deve decidir qual dos dois vai colocar o filho como dependente.

Como deve ser preenchida a declaração? 

As partes devem preencher a declaração como se ainda estivessem casados. Mas, tendo a decisão judicial, devem dizer quem é o responsável pela guarda do menor.

A exceção à regra ocorre somente no ano em que o filho deixa de ser dependente e passa a ser alimentando. Por exemplo, se o pai declarava o filho como dependente e, após o divórcio a mãe obteve a guarda do filho e o pai passou a pagar a pensão alimentícia, ele poderá inclui-lo tanto como dependente quanto como alimentando na declaração deste ano.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Saiba em que estágio está sua declaração do IR 2022