Leitura de 2 min

IR 2022: Como declarar aluguel de imóvel no imposto de renda?

Os proprietários de imóveis que têm no aluguel uma fonte de renda devem prestar contas com a Receita Federal

Atualizado em

Casal desfocado ao fundo segura um chaveiro em formato de casa

A época de fazer a declaração de Imposto de Renda 2022 já começou. Se você tem um imóvel alugado, ou se aluga um imóvel, deve estar se perguntando como fazer a declaração. Confira abaixo:

Os proprietários de imóveis que têm no aluguel uma fonte de renda devem prestar contas com a Receita Federal sobre esses rendimentos. O recolhimento do imposto sobre essa receita é feito mensalmente pelo Carnê-Leão – caso isso não tenha sido feito, o contribuinte precisa fazer os ajustes antes do fim do prazo da declaração e estará sujeito a juros e multa sobre o imposto devido.

Relacionadas:

Como o aluguel deve ser declarado?

Os valores recebidos em 2021 de aluguel devem ser informados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior, na aba Outras Informações, na coluna Aluguel.

O valor a ser declarado é o valor líquido de aluguel recebido, ou seja, já deduzido das despesas previstas em legislação. Nesta ficha, também deverão ser declarados os pagamentos do imposto mensal (carnê-leão) recolhido por você ao longo do ano.

É importante lembrar que os rendimentos com o aluguel não devem ser confundidos com a declaração do imóvel, que é feita numa ficha separada e deve ser preenchida mesmo que o proprietário não more nele.

E o inquilino, precisa declarar também?

Sim. O inquilino deverá informar os pagamentos realizados em 2021 na ficha Pagamentos Efetuados, sob o código 70, onde reportará os valores de aluguel (somente) pagos em favor do locador do imóvel. Nenhum imposto é devido nesses casos.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para aproveitar a C6 Store