Seu Bolso

Como declarar desdobramento e bonificações de ações no IR 2022

Entenda como calcular e declarar o desdobramento e bonificações de ações no Imposto de Renda.


Homem branco de camiseta listrada de preto e branco, sentado em uma mesa, usando a calculadora e sorrindo

Se você é investidor em ações, você deve ter um cuidado redobrado com a sua declaração de Imposto de Renda. Afinal, os investimentos exigem cálculos especiais na hora de declarar.

Nesta matéria, você vai entender a diferença entre bonificação e desdobramento de ações, como fazer sua declaração e como calcular o desdobramento e bonificações de ações no Imposto de Renda:

Relacionadas:

O que é bonificação de ações?

A bonificação de ações é um provento que a empresa paga para os acionistas em forma de ações. Isso quer dizer que, se você é um acionista, novas ações passam a fazer parte da sua carteira.

A partir dessa movimentação é natural que o preço individual da ação recue no mercado.

Lembre-se: neste caso, não há entrada de novos recursos na empresa. O que acontece é um aumento na base acionária.

Como calcular a bonificação de ações?

Agora vamos ao que interessa: como calcular bonificação de ações. A divulgação das bonificações geralmente acontece por meio de fato relevante. O fato relevante é um documento essencial para acionistas e o mercado, porque ele contém informações importantes sobre a empresa.

Por intermédio da divulgação o acionista tem acesso ao valor de custo da ação. E a partir disso é possível fazer o cálculo correto para declarar o IR.

Então, vamos supor que a bonificação de ações foi aprovada com uma proporção de 20%. Se você tem 100 ações na empresa, a partir da bonificação, passa a ter o total de 120.

Vantagens da bonificação de ações

Para o acionista a grande vantagem é que ele passa a ter direito aos dividendos de um número maior de ações.

O que é desdobramento de ações?

O desdobramento de ações, também conhecido como split de ações, é o aumento da quantidade de papéis de uma empresa. Esse aumento não interfere no patrimônio total da empresa, pois se trata apenas de uma segmentação das ações.

O objetivo desse processo é ampliar a liquidez da empresa e aumentar o número de ações disponíveis no mercado.

Agora que você entendeu como funciona o desdobramento de ações, é importante aprender a como calcular.

Como calcular desdobramento de ações no Imposto de Renda?

O cálculo do desdobramento de ações deve ser feito da seguinte forma: o preço médio sempre será a multiplicação pelo fator inverso do desdobramento ocorrido.

Por exemplo, se uma ação sofreu um desdobramento de 1 para 4 ações, o seu preço médio será dividido por 4.

Para declarar o processo no Imposto de Renda, é ainda mais simples: como não há mudança no valor de custo total da posição, basta alterar o número de papéis no campo “Discriminação”.

Para mais informações não deixe de conferir nosso Guia prático do IR sobre operações de renda variável

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração