Leitura de 3 min

Investimento CDB: como declarar no IR 2022?

Por mais que a cobrança de IR no caso do CDB seja feita direto na fonte, ainda assim é preciso declarar esse investimento

Atualizado em

Mulher sentada em frente ao computador com uma xícara de café e caderno. Pesquisa de como declarar investimento CDB no IR 2022

Até o dia 31 de maio, data limite para a entrega à Receita Federal, surgirão várias dúvidas sobre como fazer a declaração. Uma delas é como declarar o CDB no IR 2022.

Por mais que a cobrança de IR sobre CDB seja feita direto na fonte, ainda assim é preciso declarar esse investimento à Receita Federal.

O processo é simples. Toda a responsabilidade de fazer retenção dos impostos e o recolhimento para o governo é da fonte pagadora, então o contribuinte não precisa ter o trabalho de fazer a apuração do CDB imposto.

Como declarar investimento CDB no Imposto de Renda?

O primeiro documento que você precisa ter é o Informe de Rendimentos fornecido anualmente pela sua corretora ou instituição financeira. Todo o detalhamento que você precisa reportar à Receita Federal já está lá, então é só replicar essa informação.

Se o seu CDB ainda está na carteira (ou seja, você não resgatou ou ele não venceu), inclua o detalhamento na seção de Bens e Direitos, no grupo 04, de “Aplicações e Investimentos”, com o código 02, de “Títulos Públicos e Privados Sujeitos à Tributação”.

Mas se você já resgatou o seu CDB ou se ele já venceu, o processo é um pouco diferente. Neste caso, você deve declarar CDB Imposto de Renda na seção de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”, na opção 06, “Rendimentos de Aplicações Financeiras”.

Uma observação: na seção de bens e direitos, sempre é informado o saldo dos últimos dois anos. Ou seja: para o IR deste ano, será informado o saldo em 31/12/2020 e 31/12/2021.

Caso você tenha feito o resgate integral ou o título tenha vencido em 2021, mantenha a linha do bem e zere a posição em 31/12/2021. Mas se realizou um resgate parcial, além de informar os rendimentos parciais, também deve informar o saldo em 31/12/2021.

Relacionadas:

Tributação do IR

O CDB tributação varia de acordo com a tabela regressiva do IR para CDB. Note que quanto maior é o período em que o dinheiro permanece investido, menor é o imposto cobrado. Confira:

  • Até 180 dias: alíquota de 22,5%
  • De 181 a 360 dias: alíquota de 20%
  • De 361 a 720 dias: alíquota de 17,5%
  • Acima de 720 dias: alíquota de 15%

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank?

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração