• Início
  • Seu Bolso
  • IR 2022: Saiba como preencher a declaração e entregar dentro do prazo

Leitura de 4 min

IR 2022: Saiba como preencher a declaração e entregar dentro do prazo

A data limite para envio da declaração do IR 2022 é 31 de maio

Atualizado em

Homem no computador, sentado em um banco

Você sempre corre para entregar a declaração do Imposto de Renda no prazo? Pois aqui vai uma lembrança: a data limite para envio da declaração do IR 2022 é 31 de maio.

De acordo com a Receita Federal, mais de 8 milhões de declarações já tinham sido entregues até o dia 28 de março. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Para garantir que você consiga separar a papelada necessária e preencher os dados dentro do prazo, separamos algumas informações valiosas. Confira:

Programa de declaração do Imposto de Renda

Isso é o básico. Comece fazendo o download do programa de entrega da Declaração de IR 2022 (ano-calendário 2021). O acesso está disponível no site da Receita Federal.

A entrega da declaração do IR 2022 pode ser feita de 3 formas:

  • Pelo computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) relativo ao exercício de 2021;
  • Na página Receita Federal, pelo navegador de internet (com certificado digital);
  • Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.

Relacionadas:

Declara agora e retifica depois

Caso não tenha tempo de reunir as informações necessárias, dá para preencher a declaração com os dados que possui e completar depois por meio de uma declaração retificadora, a fim de incluir os dados pendentes.

Após o prazo, não será permitida a retificação da Declaração de Imposto de Renda com alteração do modelo. Isso significa que se o contribuinte entregou a DIRPF original no modelo simplificado, a DIRPF Retificadora também deverá ser entregue utilizando o mesmo modelo.

Como saber que modelo devo utilizar?

A versão mais vantajosa dependerá do perfil tributário de cada pessoa. Como regra geral, o modelo completo é indicado para quem tem muitas despesas dedutíveis com saúde, educação e dependentes –descubra qual é o melhor modelo de declaração de Imposto de Renda para você.

De qualquer forma, ao fim do preenchimento da declaração, o próprio programa mostra qual modelo é mais vantajoso para o contribuinte.

Por onde começar o preenchimento?

O jeito mais fácil de começar é importando os dados da declaração do ano anterior. Assim, as informações pessoais, dos bens e direitos e de pagamentos já vão estar lá. Em caso de eliminação de um desses dados, é só excluir e alterar depois.

Mas se você não tem esses dados, o jeito é começar do zero, preenchendo um por um mesmo.

Veja os documentos básicos que você vai precisar:

  • Informe de rendimentos das empresas para quais trabalhou
  • Informe de rendimentos das instituições financeiras em que tem conta e aplicações
  • Recibos de despesas médicas, odontológicas, etc.
  • Recibos de despesas com educação
  • O informe de rendimentos é enviado todos os anos pelas empresas. No caso das instituições financeiras, a maioria costuma oferecer esses documentos pelo site ou aplicativo.

O que acontece se eu perder o prazo?

Quem não entregar a declaração dentro da data está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração