Leitura de 3 min

IR 2022: caiu na malha fina? Conteste valores pela internet

A defesa poderá ser apresentada de forma virtual

Atualizado em

O contribuinte que caiu na malha fina do IR 2022 pode contestar os valores lançados no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A defesa poderá ser apresentada de maneira inteiramente virtual.

O que é malha fina?

É o nome popular para a verificação de inconsistências na declaração do Imposto de Renda. Ela funciona como uma peneira quando há dados incorretos, contradição ou omissão de informações.

A malha fina não deixa as pessoas receberem sua restituição até que a situação seja regularizada e os contribuintes podem ter o CPF bloqueado.

Relacionadas:

Como faço a contestação?

Acesse o sistema e-Defesa para preencher o formulário de impugnação. A ferramenta, segundo a Receita, traz várias vantagens. Além de validar a notificação de lançamento, o formulário apresenta as opções de alegações mais comuns para cada infração, o que facilita a redação da defesa.

O sistema também indica os documentos a serem entregues ao Fisco, o que agiliza o julgamento.

Após gerar a impugnação, entre no e-CAC, abra um Dossiê Digital de Atendimento (DDA) do tipo Impugnação de Notificação de Lançamento Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e anexe a defesa e os documentos.

Quem pagar os valores da Notificação de Lançamento em até 30 dias tem direito a desconto de 50% sobre a multa. O parcelamento possibilita desconto de 40%.

Como acessar o e-CAC?

Há duas possibilidades: pelo certificado digital (espécie de chave eletrônica que custa em média R$ 200) e pela digitação do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do código de acesso. Caso não tenha código de acesso, o contribuinte pode gerar uma combinação, mas precisa informar os números dos recibos das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Informações sobre a impugnação da notificação de lançamento de imposto de renda podem ser obtidas no portal do governo federal.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Prof. Liao: Como investir para comprar um apartamento?