Seu Bolso

IR 2022: Posso deduzir o gasto com teste de covid-19 na declaração?

Confira essa e outras dúvidas relacionadas a saúde


Mulher segurando uma máscara em frente ao rosto para se proteger da covid-19

Milhares de brasileiros desembolsaram dinheiro do próprio bolso para fazer teste de covid-19 nos últimos meses. Com hospitais cheios e laboratórios com fila de espera, a forma mais simples para as pessoas descobrirem se estavam com coronavírus era recorrendo aos testes rápidos de farmácia.

Passada a fase de apreensão com a doença, agora os contribuintes querem saber se essa despesa pode ser deduzida do Imposto de Renda.

Confira essa e outras dúvidas relacionadas a saúde:

Posso abater da declaração meus gastos com teste de covid?

Depende. Exames laboratoriais solicitados por médicos podem ser deduzidos do Imposto de Renda. Ou seja, teste de covid realizado em laboratório com pedido de um médico pode entrar como dedução médica na declaração, assim como outros exames de rotina.

Posso abater o gasto com teste rápido de farmácia?

A situação é diferente aqui. Diferentemente dos exames laboratoriais, os testes de farmácias não requerem pedido médico. Basta pagar para fazer, com ou sem necessidade.

Uma analogia que dá para ser feita aqui é com o teste de gravidez. Ele também é comprado em farmácia e não pode ser abatido da declaração.

Relacionadas:

Posso abater da declaração mesmo se meu convênio reembolsar meu gasto?

Esse é um cuidado que deve ser tomado com despesas que são parcialmente reembolsadas pelo plano de saúde. Se houve reembolso, é preciso informar a parcela que foi reembolsada para conseguir abater o valor líquido que gastou.

Posso abater gastos com vacina contra a gripe?

Não pode. A vacina só pode ser abatida do Imposto de Renda se for tomada dentro do ambiente hospitalar com solicitação do médico. As vacinas que as pessoas tomam nas clínicas particulares não se enquadram.

Como emitir o informe de rendimentos no C6 Bank

Use o informe para declarar no Imposto de Renda os valores consolidados na sua conta em 2021. Como acessar o informe de rendimentos do C6 Bank:

  • Toque no seu perfil na página inicial do app
  • Depois, em “Informe de Rendimentos”
  • Escolha 2021 e pronto

Leia também: Conta em dólar? Saiba quais são as vantagens e como abrir uma