Leitura de 3 min

Como juntar dinheiro para comprar um celular?

Confira algumas dicas para economizar e conseguir comprar um celular

Atualizado em

Como juntar dinheiro para comprar um celular?
Como juntar dinheiro para comprar um celular?

Juntar dinheiro para comprar um celular pode ser um grande desafio. Principalmente se você está precisando de um novo modelo por conta de um imprevisto, como um defeito ou um roubo. Por isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para otimizar o orçamento e guardar dinheiro de forma mais eficiente.  

Relacionadas:  

Como juntar dinheiro para comprar um celular? Confira 4 dicas 

Juntar dinheiro para comprar um celular é um processo que envolve disciplina, organização e planejamento. Assim, é possível poupar de forma inteligente para alcançar esse objetivo. Confira essas cinco dicas que podem ajudar nessa tarefa:   

Faça um planejamento dos seus gastos  

O primeiro passo para juntar dinheiro é montar um planejamento financeiro com todos os seus gastos. Dessa maneira você poderá analisar todas as suas despesas e cortar os gastos supérfluos para ajudar a juntar dinheiro, além de entender quanto tempo vai levar para guardar o dinheiro que precisa.  

Avalie os diferentes modelos 

Existem diversas opções de celular no mercado, e a melhor alternativa para você vai depender do seu orçamento e do seu estilo de vida. Por exemplo, se você utiliza o seu celular como ferramenta de trabalho, pode valer mais a pena investir em um celular mais recente e com maior armazenamento.  

Vários fatores podem influenciar o preço que será pago pelo seu aparelho, como a marca, se o celular é novo ou usado, o modelo, entre outros. Portanto, você deve avaliar as diversas alternativas para descobrir a melhor opção.  

Mantenha o dinheiro aplicado  

Uma forma de impulsionar o processo de guardar dinheiro é mantendo o valor aplicado em um produto de investimento, que deve ser escolhido com base no tempo que você quer levar para comprar o seu celular.  

Se você quer comprar o aparelho em um período menor, de até dois anos, o melhor é investir   em produtos de alta liquidez, para poder resgatar o dinheiro de forma rápida. No entanto, se você não se importa em deixar esse objetivo para um tempo de dois a cinco anos, é possível abrir mão da liquidez para ter uma maior rentabilidade.  

Qualquer seja o caso, o recomendado é não investir esse dinheiro em investimentos de alto risco e que podem ameaçar o dinheiro que você está juntando.  

Faça uma reserva de oportunidade 

Outra forma de juntar dinheiro para comprar um celular é montar uma reserva de oportunidade. Esse fundo pode ser utilizado caso apareçam chances ou descontos, para garantir que você tenha dinheiro nesses casos.  

Assim, caso apareça uma promoção para o modelo de celular que você deseja, você poderá resgatar a sua reserva para aproveitar essa chance. Para montar a sua, você pode investir esse dinheiro em um produto de alta liquidez e baixo risco, como os CDBs e os títulos públicos.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que é NFC?