• Início
  • Seu Bolso
  • Como juntar dinheiro para viajar em 2024: guia de dicas essenciais 

Leitura de 7 min

Como juntar dinheiro para viajar em 2024: guia de dicas essenciais 

Aprenda com dicas de como guardar dinheiro para fazer uma viagem.

Atualizado em

Como juntar dinheiro para viajar?

Quer fazer sua viagem dos sonhos e acredita que não conseguirá juntar o montante necessário? Para contornar o problema, é necessário montar um planejamento financeiro e encontrar formas de juntar dinheiro para viajar

Se você vai fazer uma viagem solo, é preciso de muita dedicação e foco. Agora, se a viagem é em família, é importante que todos os integrantes do núcleo familiar participem desse processo e colaborem para alcançar esse objetivo. 

Para facilitar a sua organização financeira, esse texto contém algumas dicas de como juntar dinheiro para viajar

  1. Escolha o seu destino; 
  2. Monte um checklist do que vai precisar;
  3. Separe gastos essenciais e corte despesas; 
  4. Quite seus débitos; 
  5. Pesquise preços e estipule o valor que irá precisar; 
  6. Determine um prazo: curto médio ou longo; 
  7. Monte uma reserva para a viagem; 
  8. Use o cartão de crédito para acumular pontos/milhas; 
  9. Lembre-se do câmbio para viagens internacionais; 
  10. Tente evitar a alta temporada; 
  11. Tenha uma renda extra. 

Leia outros conteúdos que também podem ajudar na hora de planejar a sua viagem: 

  1. Checklist de viagem internacional e nacional: o que não pode faltar? 
  2. Como calcular o custo de uma viagem de carro? Quais são os principais gastos? 
  3. Dicas de viagem de Carnaval: saiba onde ir e o que fazer 

Dicas para juntar dinheiro para viajar 

Juntar dinheiro para viajar é um processo que exige planejamento e disciplina. Além disso, também é possível tomar algumas decisões estratégicas que podem reduzir os seus custos. Entenda como você pode fazer isso com as nossas dicas: 

1. Escolha o seu destino 

O primeiro passo para começar a se organizar financeiramente para fazer uma viagem, é escolher o destino. A grande dica aqui é optar por um local cujo preços caibam no seu orçamento.

Feito isso, você conseguirá seguir os próximos passos com muito mais precisão.  

2. Monte um checklist do que vai precisar 

Ao pensarmos nos gastos de uma viagem, é comum considerarmos, imediatamente, apenas o valor das passagens e da hospedagem. Entretanto, existem outros custos que você deve se atentar para montar um checklist completo. Alguns deles são: 

  • Documentação como passaporte, comprovante de vacinação, visto e reservas; 
  • Taxas para bagagem; 
  • Seguro viagem; 
  • Transporte; 
  • Alimentação; 
  • Compras. 

3. Separe gastos essenciais e corte despesas 

Um dos principais passos para juntar dinheiro para viajar é montar um planejamento financeiro.

Com isso, você poderá ver quais são as suas principais despesas e quais gastos supérfluos podem ser cortados ou reduzidos para economizar. 

4. Quite seus débitos 

Para viajar com muito mais tranquilidade e sem ultrapassar o seu orçamento, é de suma importância que você quite todos os seus débitos. Então, avalie o quanto deve e entre em contato com as instituições financeiras responsáveis para que você possa renegociar suas dívidas e sair do vermelho antes de embarcar.  

5. Pesquise preços e estipule o valor que precisará 

Uma boa dica é pesquisar pelos preços das atrações turísticas como passeios e restaurantes, além dos valores de produtos que você deseja comprar. Dessa forma, você consegue ter uma média do quanto irá gastar e, consequentemente, conseguirá montar uma estratégia financeira muito mais eficaz para sua viagem.  

6. Determine um prazo: curto, médio ou longo 

Uma boa estratégia para conseguir guardar dinheiro para viajar é determinando prazos. Por exemplo, você pode estipular que, durante cinco meses, você irá poupar 6% do seu salário e aumentar gradualmente essa porcentagem. 

É importante lembrar que aqui, o objetivo a longo prazo é conseguir o valor total da viagem.  

7. Monte uma reserva para a viagem 

Através de uma reserva para a viagem, você pode deixar seu dinheiro aplicado enquanto espera para aproveitar oportunidades como promoções e descontos. 

Ainda nesse sentido, o dinheiro deve ser resgatado de forma rápida. Por isso, o ideal é investir em produtos com alta liquidez, como CDBs e títulos públicos. Também é importante prestar atenção ao risco do investimento. Aplicar em produtos muito arriscados, nesse caso, significa deixar o seu dinheiro guardado para a viagem sujeito a oscilações mais bruscas. Por isso, o ideal é focar mais em aplicações em produtos de baixo risco. 

8. Use o cartão de crédito para acumular pontos/milhas 

Outra forma de economizar para viajar é utilizar milhas do cartão de crédito para compras passagens aéreas. Para isso, o Programa de Pontos C6 Átomos pode ajudar. 

Com o programa do C6 Bank, você pode comprar passagens aéreas com o seu saldo de pontos. Além disso, você também pode transferir os seus pontos para programas de milhagem parceiros como Latam, Smiles, TudoAzul e TAP 

9. Lembre-se do câmbio para viagens internacionais 

Se você vai viajar para outro país, também é importante estar atento às cotações de câmbio, para que você possa comprar a moeda estrangeira em um momento mais vantajoso. 

A C6 Conta Global do C6 Bank também pode ajudar a economizar na hora de viajar. Com nossa conta internacional, você pode fazer compras, saques e remessas em dólar e euro com a cotação comercial, ao invés da cotação turismo. Além disso, você também tem acesso a tarifas mais baixas quando comparado ao cartão de crédito internacional. 

10. Tente evitar a alta temporada 

A alta temporada comumente eleva os preços de passagens e restaurantes locais, por exemplo. Então, uma forma de economizar dinheiro na hora de viajar é escolhendo datas menos procuradas.  

É importante lembrar que a baixa temporada de uma cidade litorânea pode não ser a mesma do que uma cidade no interior. Por isso, faça uma pesquisa sobre o local de destino e entenda qual o melhor período para viajar. 

11. Crie uma renda extra 

Para atingir seu objetivo mais rápido, também é interessante pensar na criação de uma fonte de renda extra. Para isso, você pode vender alguns itens que não usa mais, procurar por oportunidades freelancer em sua área ou usar algum hobby para conseguir complementar o dinheiro da viagem. Assim, é possível economizar ainda mais sem gerar grandes impactos na sua renda mensal.  

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para viajar, conte com o C6 Bank. Além de oferecermos produtos de investimentos para que você possa guardar o seu dinheiro e fazê-lo render com muito mais segurança e praticidade dentro do nosso app, você também pode aproveitar a C6 Store para comprar suas passagens com valores especiais que podem ser divididos em até 10x. Saiba mais.   

Continue acompanhando o Blog do C6 Bank para mais dicas como essas. Leia também:  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.