Leitura de 2 min

Juros simples: o que são?

Entenda o que são juros simples e como a taxa é calculada

Atualizado em

O que são juros simples?
Como calcular juros?

Você sabe a diferença entre juros simples e juros compostos? No caso dos juros simples, o crescimento acontece de forma linear, enquanto os juros compostos crescem de forma exponencial.

Entender como funciona cada modalidade de juros é importante para poder calcular a rentabilidade de um investimento ou o acúmulo dos juros de um empréstimo, por exemplo.

Assim, aprender o que são juros simples e como eles são calculados pode fazer diferença para a sua vida financeira.

Relacionadas:

O que são juros simples?

Os juros simples são uma taxa que é calculada sobre o valor inicial aplicado em um investimento ou que foi emprestado do banco, por exemplo. Dessa forma, ao investir ou emprestar algum valor, você receberá aquele valor acrescido em função da taxa de juros e do tempo em que aquele valor ficou rendendo. Confira a fórmula:

J = C x i x t

Em que:

J: valor final acumulado;

C: capital inicial;

i: taxa de juros;

t: tempo da aplicação.

Isso quer dizer que, com os juros simples, você receberá o valor inicial multiplicado pela taxa de juros incidente e pelo tempo em que o seu dinheiro permaneceu aplicado. Também é possível perceber que o aumento acontece de forma linear ao longo do tempo.

Qual a diferença entre juros simples e juros compostos?

Os juros compostos variam de forma exponencial. Portanto, o valor investido será acumulado exponencialmente em função do tempo em que o valor ficou aplicado. Confira a fórmula dos juros compostos:

C (1 + i)t = M

Portanto, os juros compostos não acumulam da mesma forma que os juros simples, já que um acumula de forma exponencial e o outro não.

Em quais operações é aplicado esse tipo de juros?

Os juros simples são aplicados em algumas formas de empréstimo, como o financiamento de imóveis, por exemplo. No caso dos investimentos e dos empréstimos em geral, são aplicados os juros compostos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Selic: como ficam seus investimentos com a alta de juros