Até 31 de maio, a Receita Federal recebe as declarações do Imposto de Renda 2022 dos contribuintes
Até 31 de maio, a Receita Federal recebe as declarações do Imposto de Renda 2022 dos contribuintes.
A criação de novas empresas, em especial os chamados MEIs, deu um salto durante a pandemia do coronavírus. Pessoas que perderam o emprego ou tiveram salários reduzidos viram na criação de um negócio próprio a alternativa para obter renda extra.
Se você é um microempreendedor individual novato, nós vamos te ajudar. Tire suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda:
O fato de ser um microempreendedor individual, por si só, não obriga a entregar uma Declaração de Imposto de Renda. O contribuinte deverá verificar se preenche os demais critérios de elegibilidade estabelecidos pela Receita Federal para confirmar a necessidade ou não de fazer a declaração.
Caso o contribuinte tenha recebido rendimentos tributáveis cujo valor ultrapassou em 2021 o limite de R$ 28.559,70 ou tenha recebido rendimentos isentos cujo valor seja superior a R$ 40.000,00, nas duas hipóteses ficará obrigado a entregar a Declaração de Imposto de Renda.
Caso esteja obrigado, o contribuinte deverá informar em sua declaração os rendimentos provenientes da atividade de MEI, sejam eles de natureza isenta ou tributável.
Relacionadas:
Se você se enquadra em um ou mais dos requisitos abaixo, a declaração é obrigatória:
Quem não se enquadrar em nenhuma das hipóteses acima está automaticamente dispensado de apresentar a Declaração de Imposto de Renda. Mas pode fazê-la, se desejar.
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 poderá ser feita de 3 formas:
Você sabia que o C6 Bank tem uma conta MEI gratuita? Para abrir uma conta MEI, basta acessar o app, tocar em “Abrir sua Conta”, escolher a opção” MEI” e seguir as orientações. A conta é permitida apenas para maiores de 18 anos.
Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Leia também: C6 TechInvest: Diversifique seus investimentos com o C6 Bank