Leitura de 7 min

Quais são os meios de pagamento online para sua loja?

Pagamentos online são uma forma de facilitar cobranças e fazer compras de maneira rápida e segura

Atualizado em

Homem usando o computador usando meios de pagamento online
Como usar meios de pagamento online?

Não contar com meios de pagamento online para seu negócio pode se tornar um grande problema, afastando vários clientes em potencial. Essas modalidades oferecem praticidade, segurança e permitem que as cobranças sejam feitas sem que o consumidor saia de casa. 

E isso se torna ainda mais importante quando levarmos em conta o crescimento do comércio online no Brasil. A possibilidade de fazer compras pela internet se tornou muito popular entre os consumidores, principalmente após a pandemia de Covid-19. O levantamento elaborado pela MCC-ENET registrou um aumento acumulado de mais de 10% entre junho de 2021 e junho de 2022 nas vendas de e-commerce.  

Existem algumas formas de oferecer pagamentos virtualmente. As principais são os gateways e os links de pagamento. Vale lembrar que não existe uma fórmula pronta para escolher a opção ideal, e diversos fatores sobre seu negócio e seu cliente devem ser avaliados. Conheça mais sobre cada uma dessas modalidades: 

O que você vai aprender:  

  1. O que são plataformas de pagamento? 
  2. O que considerar antes de escolher um meio de pagamento? 
  3. O que é link de pagamento? 
  4. O que é Gateway? 
  5. Vantagens dos meios de pagamento online para sua empresa 
  6. Meios de pagamento disponíveis no C6 Bank 
  7. Benefícios da conta C6 Empresas 
  8. Como fazer uma boa gestão dos meios de pagamento? 

Quer saber mais? Confira outros posts do blog do C6 Bank:  

O que são plataformas de pagamento? 

Toda compra tem ao menos dois envolvidos: o vendedor e o consumidor. No caso de um pagamento online, no entanto, é preciso garantir que ambos os lados cumpram a sua parte no acordo para evitar fraudes ou golpes.  

É aí que entram as plataformas de pagamento: esses recursos operam como intermediadores na hora da cobrança, estabelecendo também o contato com a instituição financeira do consumidor. Esses sistemas costumam aceitar diversas modalidades, como cartão de crédito, Pix e boleto. Assim, é possível evitar perder um cliente por oferecer formas limitadas de pagamento.  

O que considerar antes de escolher um meio de pagamento? 

O ponto principal a ser levado em conta para um meio de pagamento online é a segurança. Assim, tanto você como o cliente estarão protegidos, mantendo sua reputação como um negócio confiável. Por isso, o ideal é optar por serviços que contem com tecnologias antifraude. Afinal, esses mecanismos lidam com informações bastante sensíveis, como conta bancária e dados pessoais.  

É importante também oferecer condições facilitadas, como a possibilidade de parcelar as compras e contar com formas variadas para pagar, como opções como Pix e boleto.  

O que é link de pagamento? 

O link de pagamento é um recurso para fazer cobranças. Com essa ferramenta, a empresa deve gerar o link e pode enviar por e-mail, redes sociais, entre outros. Dessa forma, o cliente consegue realizar o pagamento sem sair de casa. No C6 Bank, é possível pagar no cartão de débito, cartão de crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes.  

Como funciona o link de pagamento? 

O recurso de link de pagamento possibilita cobranças a distância, atendendo às principais bandeiras de cartão de crédito. Além disso, a ferramenta conta com segurança antifraude e não exige um portal de e-commerce ou site para sua empresa.  

No C6 Bank, o link de pagamento está disponível para clientes PJ e PF. A taxa é de apenas R$ 0,35 por link confirmado, além das taxas do cartão de crédito e débito. A ferramenta também não cobra taxas adicionais para a adesão ao recurso.  

Como gerar um link de pagamento no C6 Bank? 

O link de pagamento pode ser gerado de algumas formas, a depender de seu tipo de conta. Entenda:  

  • Conta PF: link de pagamento disponível no app para Android;  
  • C6 Empresas: disponível no Portal C6 Pay, Web Banking e app para Android;  
  • C6 MEI: Portal C6 Pay e app para Android.  

Confira o passo a passo para gerar o link:  

  1. Após fazer o seu log-in, clique em “Link de pagamento”, no Portal C6 Pay, em “Trazer dinheiro” no app e em “Cobrar”, no Web Banking;  
  2. Então, você deve inserir as informações da cobrança, como forma de pagamento, valor da compra e condições de parcelamento;  
  3. Clique no botão “Gerar novo link”;  
  4. Pronto, agora é só enviar o link de pagamento para o cliente através do e-mail, aplicativos de mensagens ou pelas redes sociais.  

O que é Gateway? 

O Gateway é uma ferramenta muito importante para quem tem um e-commerce. É através desse portal que é feita a intermediação entre cliente, comércio e instituições de pagamento. Assim, o consumidor pode fazer a transação na hora, contando com a segurança dessas plataformas.  

Esse recurso possibilita diversas formas de pagamento, como boleto, Pix e cartão de crédito. Essa também é uma forma de terceirizar suas cobranças, e poupar tempo no dia a dia da empresa.  

Como funciona o Gateway? 

O Gateway é a ponte de troca de informações que possibilita o pagamento online ao fazer uma compra pela internet. Esse recurso entre em cena quando o consumidor está fechando a compra, garantindo a validação da operação com as instituições financeiras.  

O ideal é escolher uma plataforma que invista em diferentes mecanismos de segurança, para garantir a proteção dos dados do consumidor. 

Vantagens dos meios de pagamento online para sua empresa 

Oferecer formas online para pagar é uma grande vantagem competitiva para seu negócio. Proporcionar flexibilidade para o cliente evita que você perca a venda no último instante, além de ser uma possibilidade de fidelizá-lo.  

Além disso, se você opera de forma exclusivamente online, esses meios de pagamento se tornam essenciais: assim, é possível garantir operações seguras e rápidas, com o intermédio de recursos para proteger você e o cliente. Isso também favorece sua reputação e credibilidade como empresa. 

Os meios de pagamento online também facilitam o dia a dia de quem é PJ: a ferramenta ajuda a terceirizar operações, o que poupa o tempo utilizado para realizar as cobranças. 

Meios de pagamento disponíveis no C6 Bank 

Além dos links, o C6 Bank também oferece outras modalidades para cobranças. Você pode usar nossa maquininha C6 Pay ou também gerar um boleto ou QR Code para pagamento com Pix.  

As maquininhas de cartão do C6 Bank também contam com um portal exclusivo para gerenciar suas vendas e fazer cobranças. É por lá que você pode gerar seus links de pagamento. Além disso, são três tipos de equipamento diferentes, pensados para as necessidades do negócio.  

Outra forma de cobrar de forma prática é com o Pix. No app do C6 Bank, você pode gerar um QR Code e mostrar na hora para o cliente, que fará a leitura e a transação. Também é possível mandar esse código pelas redes sociais.  

Benefícios da conta C6 Empresas 

A C6 Empresas é a conta do C6 Bank para pessoa jurídica, que não conta com qualquer tarifa. Com a solução, você pode gerenciar as finanças do negócio pelo Web Banking, fazer cobranças de forma fácil e contar com a segurança e praticidade do C6 Bank. Confira outras vantagens para clientes PJ: 

  • Cartão C6 Business sem anuidade; 
  • Pix grátis para PJ;  
  • Maquininha C6 Pay
  • Investimentos em renda fixa com cobertura do FGC; 
  • Capital de Giro para ajudar seu negócio a crescer.  

Como fazer uma boa gestão dos meios de pagamento? 

Nesse texto, você conheceu alguns dos principais meios de pagamento online para sua empresa. Com essas plataformas, você garante segurança e flexibilidade para seus clientes. Vale lembrar que é ideal adotar essas ferramentas de acordo com as demandas do negócio e de seu público-alvo.  

Com o link de pagamento do C6 Bank, você pode fazer cobranças a distância sem precisar de um e-commerce. É só enviar o código pelas redes sociais e acompanhar a confirmação. Além disso, para pagamentos em loja física, ou também usar os links de pagamento para vendas a distância, você pode contar com a maquininha C6 Pay.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 

Gestão financeira: o que é?