• Início
  • Empresas
  • Qual o melhor cartão empresarial: débito, crédito ou múltiplo?

Leitura de 6 min

Qual o melhor cartão empresarial: débito, crédito ou múltiplo?

Na hora de escolher o melhor cartão empresarial, muitas pessoas se sentem perdidas diante da grande variedade de opções, categorias e condições oferecidas; entenda melhor esses critérios

Atualizado em

Cartões coloridos do C6 Bank dispostos de maneira a ilustrar qual o melhor cartão empresarial

Presentes na carteira de milhões de brasileiros – muitos deles empresários –, os cartões se destacam pela praticidade na hora de comprar produtos. Além disso, frequentemente ganham mais aprimoramentos, como é o caso do pagamento por aproximação. No entanto, com tantas opções no mercado, fica cada vez mais difícil saber qual o melhor cartão empresarial. Débito, crédito ou múltiplo? De qual banco?

No texto a seguir, você encontrará respostas para essas perguntas. Além disso, também poderá tirar dúvidas sobre outros tópicos ligados ao assunto, conforme o índice abaixo:

  • Qual o melhor cartão empresarial?
  • O que é cartão de crédito?
  • Como funciona o cartão de débito?
  • O que significa cartão múltiplo?
  • Quais as principais diferenças entre os tipos de cartões?
  • Que cartão empresarial escolher?
  • Como não perder o controle nas compras com o cartão da empresa?

Quer ler outros conteúdos para empresas? Veja alguns posts que separamos para você:

Qual o melhor cartão empresarial?

Já falamos aqui no blog sobre a importância de possuir um cartão empresarial. Quando você não faz uma separação clara entre as despesas pessoais e jurídicas, fica mais difícil entender o seu orçamento, para onde ele está indo, o que você pode fazer com ele, onde cortar gastos etc. Adicionalmente, com um único cartão você fica mais exposto a riscos como furtos ou roubos, além de complicar a dinâmica de pagamentos em empresas com muitos sócios ou funcionários.

Nenhuma empresa é igual. Cada negócio possui demandas e necessidades diferentes: uma empresa de tipo societário S/A, por exemplo, terá dinâmicas muito diferentes em relação a um MEI.

Da mesma forma, cartões também não são iguais. Mesmo dentro da mesma instituição, você pode encontrar variedade em pontos como anuidade, taxas, vantagens oferecidas ou modalidades de pagamento suportadas, por exemplo.

Nesse sentido, o melhor cartão empresarial é aquele que cumpre o que seu negócio precisa. Por isso, falaremos sobre cada tipo de cartão, além de abordarmos fatores que devem ser levados em conta na hora de fazer a escolha do cartão ideal para o seu negócio.

O que é cartão de crédito?

Das categorias de cartão, o de crédito foi a primeira a surgir no Brasil, ao final da década de 60. Basicamente, trata-se de uma forma de pagamento que se assemelha a um empréstimo: ao pagar por um produto, a operação é registrada, mas o valor não é retirado da sua conta bancária.

Ao invés disso, a despesa é contabilizada na fatura, documento que registra todas as compras feitas com o cartão. O ciclo da fatura é de 40 dias, ao final dos quais você deve pagar o valor total a fim de não se endividar. Do contrário, essa quantia aumenta exponencialmente, sofrendo incidência de juros – o chamado crédito rotativo. Adicionalmente, o cartão de crédito também permite o parcelamento na hora de comprar produtos. 

Como funciona o cartão de débito?

O cartão de débito surgiu consideravelmente mais tarde em relação ao de crédito, apesar de ter uma premissa ainda mais simples. No caso desta modalidade, o pagamento ocorre de forma instantânea, com o valor saindo da conta do usuário no momento em que a transação é efetivada. É o tipo de cartão que mais se assemelha ao dinheiro físico, nesse sentido.

Caso o cliente não tenha saldo na conta para pagar com o cartão de débito, o pagamento será ou reprovado ou aprovado, com entrada no cheque especial.

Além disso, essa modalidade também permite que o usuário acesse terminais de autoatendimento a fim de realizar saques, depósitos, transferências, pagamento de contas, consultas a extratos, entre outras funções.

O que significa cartão múltiplo?

O cartão múltiplo, por fim, nada mais é do que a junção das duas categorias citadas anteriormente. É por conta dele que, ao fazer compras em diversos estabelecimentos, você muito provavelmente escutará a famosa pergunta “crédito ou débito?”.

Atualmente, é o mais oferecido pelas instituições financeiras, em função da não necessidade de emitir dois cartões, vantajosa tanto para o cliente quanto para a própria instituição, que economiza nos custos operacionais.

Quais as principais diferenças entre os tipos de cartões?

Além das diferenças entre as modalidades de pagamento oferecidas, os cartões empresariais podem variar entre si de acordo com uma multiplicidade de outras características: bandeiras, benefícios, taxas – além disso, algumas instituições também podem oferecer opções como pré-pagos, virtuais ou até mesmo exclusivos para uso em determinados setores.

Adicionalmente, existem ainda opções internacionais, Platinum, Black etc. Algumas instituições também disponibilizam a possibilidade de emitir múltiplos cartões centralizados em uma única conta, a fim de facilitar a gestão financeira de empresas com muitos sócios ou funcionários. 

Que cartão empresarial escolher?

Levando em consideração todos os fatores mencionados anteriormente, o C6 Bank, em mais uma iniciativa para ser o banco da vida do seu negócio, projetou o cartão C6 Business, o melhor cartão empresarial para quem deseja organização e segurança para o próprio negócio. De modalidade múltipla, totalmente gratuito, sem anuidade ou taxa de manutenção, ele também dá a você direito a uma série de benefícios:

Além disso, a conta C6 Empresas de forma geral traz ainda mais vantagens para os clientes. Veja:

  • 100 TEDs e 100 depósitos por boleto gratuitos por mês;
  • Pix gratuito e ilimitado;
  • Pagamento ilimitado de boletos;
  • Maquininha C6 Pay com adesão zero para quem atingir o faturamento mínimo de R$ 5 mil;
  • Acesso a empréstimos de capital de giro e limite da conta (sujeito a análise);
  • Investimentos em CDBs com liquidez diária e cobertura do FGC;
  • Acesso ao CDB Cartão de Crédito, função que te permite fazer investimentos ao mesmo tempo em que aumenta o limite da conta em até R$ 100 mil.

Como não perder o controle nas compras com o cartão da empresa?

Apesar de ser uma importante ferramenta para os empresários, o cartão empresarial deve ser administrado com cautela – seu intuito inicial é a organização, afinal de contas.

Para isso, uma boa sugestão é começar adotando um fluxo de caixa, ou seja, registrando todas as transações feitas em nome da empresa. Dessa forma, você consegue comparar ganhos e despesas de maneira bastante precisa. Isso permite ao empresário entender melhor quantos recursos tem, além de ajudar a estimar qual será o orçamento disponível no futuro, conceito importante para quem deseja manter o controle na hora de ir às compras com o cartão da empresa.

Além disso, também pode ser interessante adotar medidas como o ajuste do limite da conta. Com um limite menor, você fica impedido de se exceder nos gastos, mantendo as contas balanceadas e em dia.

Utilizando os conhecimentos que expusemos ao longo do texto, sua empresa com certeza colherá bons resultados no futuro. Chegou até o final e gostaria de ler mais textos sobre o assunto? Então aproveite para conferir:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.