• Início
  • Seu Bolso
  • Como juntar dinheiro em 2024 e atingir seus objetivos financeiros? 

Leitura de 7 min

Como juntar dinheiro em 2024 e atingir seus objetivos financeiros? 

Separar os gastos e registrar transações são boas dicas para quem deseja juntar dinheiro com mais rapidez em 2024.

Atualizado em

Mulher de braços cruzados pensando no melhor método para juntar dinheiro
Conheça algumas dicas para juntar dinheiro em 2024.

É muito comum encontrar pessoas que têm dificuldades em poupar e, frequentemente, sentem que falta dinheiro ou que a quantia disponível não é suficiente para realizar sonhos e objetivos. Afinal, qual o melhor método para juntar dinheiro? 

A seguir, descubra algumas dicas sobre educação financeira que separamos para que você consiga poupar mais e ter uma vida financeira mais confortável. 

Descubra os tópicos que serão abordados no post: 

  • 13 dicas para juntar dinheiro em 2024; 
  • 1. Defina o valor que deseja juntar; 
  • 2. Estabeleça objetivos financeiros; 
  • 3. Determine um tempo; 
  • 4. Liste seus gastos e monte um orçamento; 
  • 5. Corte algumas despesas; 
  • 6. Registre todas as suas transações; 
  • 7. Use o cartão de crédito com atenção; 
  • 8. Negocie dívidas em atraso; 
  • 9. Faça compras de forma consciente; 
  • 10. Usufrua de descontos de forma estratégica; 
  • 11. Monte uma reserva de emergência e invista seu dinheiro; 
  • 12. Regra 50-30-20; 
  • 13. Regra 50-15-35. 

Aproveite para ler conteúdos sobre o tema que também podem ser interessantes para você: 

13 dicas para juntar dinheiro em 2024 

Embora tenhamos diversos momentos em que aproveitamos o presente, o gasto sem planejamento pode acarretar em mais prejuízos do que benefícios. Juntar dinheiro permite que você consiga realizar sonhos, bem como amenizar eventuais problemas financeiros. 

Nesse cenário, as duas ideias não precisam ser necessariamente opostas. Com um bom planejamento e controle de seus gastos, você também terá mais conforto para fazer aquisições que estavam fora dos planos, sem sacrificar sua saúde financeira para isso. 

Assim, separamos 13 dicas que você pode adotar para poupar dinheiro. Saiba mais: 

1. Defina o valor que deseja juntar 

Aqui, o primeiro passo é definir um valor que poderá ser guardado todo mês e começar aplicá-lo. Ao separar a quantia, é possível definir quais são os gastos fixos e saldo restante para conseguir se organizar com despesas variáveis. Ao juntar apenas por juntar, o processo pode acabar ficando desorganizado, com quantias diferentes sendo poupadas todo mês, por exemplo. 

Se você define que quer juntar R$ 8.000 para um determinado objetivo, por exemplo, ao longo de um ano, é possível visualizar o melhor método para juntar dinheiro e atingir esse número. 

2. Estabeleça objetivos financeiros 

Neste caso, o objetivo diz respeito não ao valor que se deseja atingir, mas à finalidade (ou finalidades) que você pretende dar a esse dinheiro. 

Aqui é interessante dividi-los em grupos de curto, médio e longo prazo. Assim, com uma finalidade em mente, você ganha mais motivação para continuar juntando o dinheiro. É importante lembrar que, caso o valor definido não comporte todos os seus objetivos, será necessário fazer um ajuste nos prazos e redefinir suas metas. 

3. Determine um tempo 

Um dos principais pontos na hora de fazer um planejamento financeiro para conseguir juntar dinheiro, é entender quanto tempo levará para que determinado objetivo seja atingido. Dessa forma, você pode classificá-los da seguinte maneira: 

  • Curto prazo: entre 1 e 2 anos; 
  • Médio prazo: até 5 anos; 
  • Longo prazo: prazos superiores a 5 anos. 

A partir disso, é possível estabelecer quantias que serão guardadas mensalmente e entender qual será o montante ao final de cada prazo.  

4. Liste seus gastos e monte um orçamento 

Entender a sua realidade financeira fará com que você tenha melhor direcionamento para guardar o seu dinheiro. Para isso, liste suas principais despesas e divida seus gastos em três categorias: 

  1. Essenciais; 
  2. Desejos futuros; 
  3. Investimentos. 

Além disso, perceber qual é o seu modelo de gastos irá facilitar na realocação de dinheiro para que você atinja seu objetivo mais rapidamente.  

5. Corte algumas despesas 

Nem toda despesa é igual. Algumas são inevitáveis, como contas de energia, água, moradia, entre outras. Junte todas essas despesas fixas e entenda quanto elas custam para o seu orçamento mensal. 

Em seguida, faça a mesma coisa com os gastos extras, aqueles que não possuem frequência definida e têm valores que podem sofrer uma grande variação. Lazer, vestuário, acessórios para pet, viagens — veja o quanto essas despesas pesam no seu bolso e, a partir daí, estipule um limite para essa categoria, além de repensá-los para conseguir cortar gastos e poupar maiores quantias. 

6. Registre todas as suas transações 

Adote uma espécie de fluxo de caixa pessoal. Isso significa anotar todas as entradas e saídas de dinheiro da sua conta, seja com um app, caderno ou qualquer outra ferramenta. 

A ideia é que, conhecendo seu ganho e custo médios, você consiga planejar antecipadamente o que fazer com o dinheiro que sobra. 

Ao fazer um bom registro, você provavelmente fará depósitos maiores, o que facilita e encurta o tempo necessário para atingir seus objetivos. 

7. Use o cartão de crédito com atenção 

O uso do cartão de crédito pode trazer diversos benefícios como acúmulo de pontos e milhas, maiores prazos de pagamento e parcelamentos. Entretanto, usá-lo de maneira indiscriminada pode comprometer seu orçamento. Então, a grande dica aqui é escolher essa forma de pagamento apenas quando for essencial e mais vantajoso para o seu bolso. 

Por isso, esteja sempre atento a falsa sensação de controle sobre suas finanças e não comprometa todo o seu dinheiro em grandes compras.  

8. Negocie dívidas em atraso 

Com a ação negat8iva dos juros, as dívidas em atraso são um fator de atenção na hora de montar um planejamento financeiro para conseguir juntar dinheiro. Desse modo, faça um levamento dos seus débitos e entre em contato com as instituições responsáveis para encontrar a melhor renegociação e quitá-las de uma vez.  

Aqui, preparamos um post sobre como você pode priorizar suas dívidas e sair do vermelho.  

9. Faça compras de forma consciente 

Agora que você já sabe quais são seus gastos essenciais e desejos futuros, evite fazer compras compulsivas e supérfluas. Ao entender o que é necessário para o momento, é possível separar uma quantia maior para ser poupada, afinal, todo o seu orçamento não estará comprometido com compras desnecessárias.  

Nesse momento, vale a pena comparar os preços em diferentes lojas e aproveitar promoções e descontos como você poderá conferir logo abaixo.  

10. Usufrua de descontos de forma estratégica 

Muitas lojas oferecem cupons, cashbacks e programas de fidelidade para que você possa economizar. Portanto, antes de fazer uma compra, tenha paciência e faça a escolha mais adequada de acordo com a sua realidade financeira, levando em consideração seu objetivo de guardar dinheiro.  

11. Monte uma reserva de emergência e invista seu dinheiro 

A reserva de emergência é, basicamente, uma quantia que você guarda a fim de utilizar em situações, como o próprio nome indica, emergenciais. 

A importância desse mecanismo dentro do contexto de métodos para juntar dinheiro é simples: caso você encontre um imprevisto, poderá descontar os valores da sua reserva de emergência, permitindo que continue a juntar seu dinheiro normalmente, sem grandes prejuízos. Ou seja: seu planejamento não será alterado. 

Aqui também é interessante fazer investimentos em ativos como:  

Isso porque são títulos de baixo risco e podem ser resgatados rapidamente, logo, você tem mais segurança e bons resultados.  

12. Regra 50-30-20 

Usar a regra do 50-30-20 pode ser bastante eficaz para você reorganizar suas finanças e conseguir estabelecer uma quantia para guardar mensalmente. Ela funciona da seguinte maneira: 

  • 50% da sua renda líquida é destinada para gastos fixos ou essenciais como água, luz, internet, alimentação e transporte; 
  • 30% é usado para gastos variáveis: momentos de lazer ou viagens mais curtas, por exemplo; 
  • 20% é usado para sua reserva de emergência e devem ser poupados durante todos os meses.  

Desse modo, é possível ter maior controle sobre seu dinheiro e a maneira mais adequada de usá-lo.  

13. Regra 50-15-35 

A estratégia 50-15-35 é uma variante da regra apresentada anteriormente. Assim, sua renda líquida deve ser dividida em: 

  • 50% devem ser destinadas a despesas essenciais; 
  • 15% vão para prioridades financeiras como quitar dívidas; 
  • 35% podem ser usados de acordo com o seu estilo de vida (idas a restaurantes, passeios no shopping e demais atividades). 

Agora, basta escolher o melhor método para juntar dinheiro de acordo com o seu estilo de vida. Desse modo, você com certeza terá uma vida financeira muito mais saudável e poderá passar o ano de 2024 juntando uma boa quantia para usufruir no futuro. 

Nesse momento, não deixe de contar com o C6 Bank, conosco, é possível investir no CDB Renda Mensal, a opção mais indicada para clientes que querem previsibilidade e liquidez no rendimento mensal. Saiba mais. 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Leia também: Planilha financeira: aprenda a se organizar