Seu Bolso

Mesada educativa: como funciona na prática?

A mesada educativa pode ser uma grande aliada dos pais na educação financeira dos filhos


Mãe dando mesada educacional para filha

Uma boa educação financeira, aplicada desde cedo, pode ser uma ótima forma de preparar os filhos para situações futuras.  A mesada educativa é um método utilizado por muitas mães e pais com o objetivo de que jovens e crianças consigam aprender a administrar as próprias finanças.

No entanto, como utilizar a mesada educativa de forma eficaz e realmente educativa? Neste post vamos falar um pouco sobre como usar esse recurso a seu favor. Confira mais informações a seguir.

Relacionadas:

O que é a mesada educativa?

A mesada educativa nada mais é que o fornecimento de uma quantia de dinheiro para a criança ou jovem, com frequência determinada (geralmente mensal, mas pode ser semanal ou quinzenal). Por fora pode parecer não se diferenciar muito de uma mesada comum. No entanto, o que difere os dois conceitos é o método.

A mesada educativa é planejada, calculada e vem com o objetivo de educar. Ou seja, ela vai além de uma quantia que a criança pode gastar como preferir.

Por que dar uma mesada?

Desejos de consumo não são exclusividade dos adultos. Crianças e adolescentes também têm objetos e experiências que querem consumir. Entretanto, muitos pais apenas compram esses bens e não usam a oportunidade educacional por trás desses desejos.

Quando todas as vontades são atendidas pelos pais, a criança pode sentir que pode ter qualquer coisa, sem se preocupar com uma eventual falta de dinheiro. A mesada educativa incentiva o jovem a equilibrar as despesas e aprender a poupar, caso queira algo mais caro.

Além disso, nem sempre os pais têm condições financeiras de atender a todos os pedidos dos filhos. Nesse sentido, a mesada educativa também pode ajudar os mais jovens a entender que precisam fazer escolhas do que precisam ou realmente querem, pois geralmente não será possível adquirir tudo que quiser.

Como aplicar a mesada educativa?

Não há regra para valores nem idade obrigatória de começo: cada jovem é diferente. Cabe ao responsável avaliar o que é mais razoável de acordo com a idade do filho. De forma geral, não adianta dar mesadas para uma criança de 3 anos: o conceito de dinheiro deve ser introduzido de forma gradual para que eles se familiarizem antes de começar a administrar.

No entanto, vale ter alguns pontos em mente quando chegar o momento das mesadas: valores altos demais podem incentivar o gasto desenfreado ao invés de servir como instrumento educador.

Uma boa ideia é calcular a soma das despesas ligadas ao filho (lanche, passeios, jogos etc.) e, então, dar como mesada um percentual do resultado. Dessa forma, você incentiva a criança a lidar com o conceito de economia ao mesmo tempo em que a ensina a reconhecer o valor do dinheiro, para assim entender que este não é um recurso sempre à disposição.

Procure, também, não ceder a pedidos por mais dinheiro. A ideia não é criar uma espécie de sistema de crédito familiar, em que a criança sente que pode recorrer aos pais para sustentar gastos excessivos, e sim incentivar uma boa gestão financeira.

C6 Yellow: use a tecnologia a seu favor

No C6 Bank você pode incentivar e colocar em prática a mesada educativa através da conta C6 Yellow. Além de poder enviar a mesada através do app, os pais também podem acessar os gastos dos filhos e o extrato da conta. E mais: são notificados sempre que uma compra é feita.

Com a conta C6 Yellow seu filho pode ter cartão de débito, Pix (transferências e pagamentos), saque, personalização de cor e nome do cartão, visualização de extrato, solicitação de segunda via, além de informações sobre educação financeira dentro do próprio app.

Dessa forma, além de aplicar o conceito da mesada educativa, você ainda consegue verificar se seu filho está realmente aprendendo ou se será necessário modificar algum ponto da estratégia.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como dar mesada para o seu filho com o cartão C6 Yellow