Leitura de 3 min

Como morar sozinho com pouco dinheiro?

Confira algumas dicas para economizar na hora de morar sozinho

Atualizado em

Como morar sozinho com pouco dinheiro?
Como morar sozinho com pouco dinheiro?

Morar sozinho com pouco dinheiro pode ser um grande desafio. No entanto, é possível tornar esse momento da vida adulta um pouco mais fácil com algumas atitudes para fazer o dinheiro render e manter a estabilidade financeira.  

Ações, aparentemente simples, como apagar a luz ao sair de um cômodo e aprender a cozinhar, podem ajudar muito no orçamento mensal de quem mora sozinho.  

Relacionadas:  

5 dicas para morar sozinho com pouco dinheiro  

Se você quer morar sozinho, mas tem uma renda limitada, é preciso redobrar a atenção na hora de planejar esse momento da sua vida. Você deve priorizar a sua segurança financeira, e, portanto, garantir que essa mudança na sua vida será feita com cuidado. Entenda algumas dicas para economizar se você quer morar sozinho com pouco dinheiro

1. Planejamento é a chave 

O primeiro passo é montar um planejamento financeiro  para entender se é um momento propício para morar sozinho ou se existe a necessidade de esperar mais um pouco.,  

Ao montar um planejamento é possível identificar quantos recursos você tem ou vai precisar para fazer essa mudança. Então, antes de tudo, é preciso colocar na ponta do lápis todas as despesas que você tem, desde alimentação a contas com streamings.

Depois, comece o rascunho de quanto você precisará para conseguir mudar. Neste caso, despesas como caminhão de mudança, móveis, aluguel e outros entram na sua listinha. 

2. Faça uma reserva de emergência 

Montar uma reserva de emergência é um passo essencial para morar sozinho. Com esse recurso, você estará seguro em caso de imprevistos, problemas na casa e outros tipos de problemas.  

E a reserva é especialmente importante para quem mora sozinho, já que nem sempre é possível contar com o apoio de pessoas próximas no caso de alguma emergência.  

Para montar a sua reserva, o ideal é aplicar o dinheiro em um produto de investimento com alta liquidez e baixo risco.  

3. Renda extra é uma boa alternativa 

Outra dica interessante para quem quer morar sozinho com pouco dinheiro é achar formas de renda extra. Para isso, você pode usar a sua criatividade: vender algo que saiba fazer, como um alimento ou artesanato. Além disso, você também pode vender itens da sua antiga casa ou prestar serviço para alguma empresa.  

4. Economize nas despesas mensais  

Atitudes pequenas em casa podem fazer uma grande diferença se você mora sozinho. Nesse sentido, poupar energia, água e gás pode ajudar a diminuir nas despesas mensais. 

5. Faça suas refeições em casa  

Pedir comida por meio de delivery ou comer fora de casa são coisas que podem prejudicar muito o orçamento de quem mora sozinho. No entanto, perder esse hábito pode ser difícil para quem mora sozinho e não tem habilidades na cozinha. Por isso, dedicar um tempo para aprender algumas receitas básicas já pode fazer uma grande diferença para o bolso.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Economizar, poupar e investir: existe diferença entre esses três conceitos?