Empresas

O que é Capital de Giro da empresa?

Entenda a importância do Capital de Giro para a sua empresa


homem branco e grisalho mexendo em um grande computador lendo sobre o que é Capital de Giro
Como calcular Capital de Giro?

Manter um valor de Capital de Giro organizado é essencial para o setor financeiro da sua empresa. Além disso, é possível otimizar as despesas e ter mais dinheiro em caixa para investir. Entenda o que é Capital de Giro, qual a importância desse valor para o seu negócio e como você pode calcular:  

Relacionadas: 

O que é Capital de Giro? 

O Capital de Giro é um conjunto de recursos essenciais para manter um negócio funcionando por um certo período. 

Entre eles, estão valores como contas mensais, manutenção de estoques, impostos, entre outros.  

Qual a importância do Capital de Giro? 

Calcular e manter um valor de Capital de Giro é essencial para a organização financeira da sua empresa. Afinal, esse número é decisivo para as despesas e lucros do negócio.  

Através do Capital de Giro, é possível ter um maior controle sobre todas as despesas e pagamentos que a empresa exige, além de realizar um balanço entre os lucros e investimentos realizados.  

Com o Capital de Giro, também é possível analisar o valor em caixa que está disponível para realizar novos investimentos. O valor pode ser investido em maquinários, contratações, estoque, entre outras necessidades da empresa.  

Como calcular o Capital de Giro? 

Na prática, o Capital de Giro é a diferença entre os recursos disponíveis e todas as despesas mensais da empresa. Por isso, para calcular o Capital de Giro, é preciso manter um controle sobre todos os valores que entram e saem do seu caixa.  

Você pode realizar o cálculo de forma simples. Confira o passo a passo:  

  1. Primeiro, some os valores a receber e o dinheiro que você possui em caixa; 
  2. Some também o valor de todas as despesas, pagamentos e impostos da sua empresa;  
  3. Então, basta realizar uma subtração entre esses dois valores. Esse será o seu valor de Capital de Giro para manter o funcionamento da sua empresa.  

Se o seu valor de Capital de Giro não está satisfatório para você realizar o investimento que gostaria na sua empresa, você pode contratar um empréstimo para Capital de Giro, a fim de atender as necessidades de caixa do negócio. 

Ainda não é cliente do C6 Bank? Abra uma conta C6 Empresase tenha tudo para seu negócio com uma conta digital, ilimitada e gratuita com cartão, saques, pix, crédito e muito mais. 

Leia também:  Como abrir minha conta C6 Empresas?