Leitura de 6 min

O que é capital de giro? Como calcular?

O capital de giro diz respeito aos recursos que uma empresa necessita para se manter de pé, e é de extrema importância saber administrá-lo corretamente

Atualizado em

Mulher em armazém de estoque com prancheta e caneta em mãos pensando no que fazer com seu capital de giro

O capital de giro determina os recursosnecessários para uma empresa se manter de pé, em plena atividade. Isso porque para se movimentar e crescer, todo negócio precisa de dinheiro.

No entanto, nem sempre o valor disponível em caixa é suficiente para arcar com todas as despesas e contas a pagar. Assim, gerenciar o capital de giro acaba representando uma saída estratégica para manter a saúde financeira do seu CNPJ.

Neste post vamos explicar o que é e como o capital de giro funciona e qual a forma mais adequada de ampliá-lo. Entenda quais dúvidas serão respondidas:

  • O que é capital de giro?
  • Como calcular o capital de giro?
  • Qual a importância do capital de giro?
  • Qual a diferença entre fluxo de caixa, balanço patrimonial e capital de giro?
  • Como conseguir capital de giro?
  • Como ampliar o capital de giro?

Gostaria de ler outros conteúdos sobre empresas? Aproveite alguns que separamos para você:

O que é capital de giro?

Capital de giro é o valor necessário para uma empresa manter suas atividades, pagar todas as despesas e fazer investimentos. O custo para manter um CNPJ aberto e em pleno funcionamento costuma ser alto.

Nessa conta, alguns dos itens levados em consideração são:

  • Pagamentos para fornecedores;
  • Manutenção e renovação de estoques;
  • Impostos;
  • Salários de funcionários;
  • Melhoria de maquinários.

Assim, para gerenciar e organizar esse fluxo, empresários recorrem ao cálculo de capital de giro. Dessa forma, é possível saber quanto é preciso para manter as contas em dia, e fazer um balanço entre os lucros e investimentos realizados.

Contudo, o dinheiro que entra em caixa nem sempre é suficiente para fazer todos os pagamentos e expandir as operações. Outra possibilidade ainda, é o prazo para contas a receber ser maior do que o de vencimento das suas despesas. Nesses cenários, empresários recorrem a linhas de crédito específicas para construir a reserva de dinheiro que precisam.

Como calcular o capital de giro?

Na prática, o capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis e as despesas da empresa. Para realizar o cálculo são apenas 3 passos:  

  1. Some os valores a receber e o dinheiro que você tem em caixa; 
  2. Adicione também o valor de todas as despesas, pagamentos e impostos da sua empresa;  
  3. Faça a subtração entre essas duas quantias. Esse será o seu valor de capital de giro, ou seja, a quantia necessária para manter o funcionamento da sua empresa.

Ativos e passivos

Para executar o cálculo do capital de giro, é preciso manter um controle sobre todos os valores que entram e saem. E, além de gerir o fluxo de caixa corretamente, é fundamental ter o balanço patrimonial da empresa em mãos. Assim, é possível avaliar se existe um equilíbrio entre ativos e passivos.

Vale ressaltar que:

  • Ativos circulantes: são todos os bens, direitos e aplicações de recursos da companhia. Aqui, é possível considerar investimentos financeiros e títulos públicos ou privados que tenham sido adquiridos;
  • Passivos circulantes: obrigações que a companhia pode ter com o Estado, outros negócios ou fornecedores e seus funcionários. Além disso, também estão incluídas nos passivos, possíveis dívidas ou depreciações.

Qual a importância do capital de giro?

O capital de giro pode servir como uma espécie de termômetro para avaliar a saúde financeira das empresas. Quando o dinheiro que entra não paga todas as obrigações do seu negócio, é sinal de que algo precisa ser feito para retomar o equilíbrio da companhia e garantir sua longevidade.

Qual a diferença entre fluxo de caixa, balanço patrimonial e capital de giro?

Os três conceitos são muito úteis no que diz respeito a gestão financeira. No entanto, não significam a mesma coisa e desempenham papéis diferentes para a organização do caixa.

  • Fluxo de caixa: registro de todas as transações realizadas em nome da empresa;
  • Balanço patrimonial: listagem robusta sobre todo patrimônio da empresa;
  • Capital de giro: diferença entre todos os recursos disponíveis e as despesas da empresa.

Como conseguir capital de giro?

Como mencionado, ter capital de giro é de suma importância para a continuidade de qualquer negócio. E o planejamento financeiro, que inclui controle do fluxo de caixa e balanço patrimonial, é a chave para todo esse processo.

Assim, para conseguir capital de giro:

  1. Mantenha a gestão financeira em dia: assim, é possível comparar ganhos com despesas e ter uma visão global das suas finanças. Isso pode ajudar você a decidir o que fazer com o dinheiro no longo e curto prazo;
  2. Corte despesas superficiais: analise os gastos de toda empresa e entenda se algum deles pode ser cortado de forma parcial ou integral;
  3. Negocie valores e prazos: busque estabelecer com seus clientes e fornecedores prazos mais flexíveis e valores adequados para o seu orçamento;
  4. Reduza a taxa de inadimplência: para lidar com clientes inadimplentes é importante fazer uma gestão de cobrança e usar boas práticas para diminuir a quantidade de devedores;
  5. Antecipe recebíveis: linha de crédito que costuma ser oferecida para empresas que desejam receber os valores das vendas antes do prazo pré-estabelecido.

Como ampliar o capital de giro da empresa?

Quando o seu valor de capital de giro não é satisfatório para você realizar o investimento que gostaria na sua empresa, o C6 Bank pode ajudar. Conosco, você pode contratar um empréstimo (sujeito a análise) para Capital de Giro, a fim de atender as necessidades de caixa do negócio. 

Todo o processo é pensado para ser o mais prático possível para você:

  • Dinheiro cai na sua conta em até 1 dia útil;
  • Até 30 dias para começar a pagar a primeira parcela do empréstimo;
  • Pagamento em até 36 parcelas.

Vale notar: usando as vendas de qualquer maquininha do C6 Bank como garantia, você ganha acesso a taxas ainda mais baixas.

Para fazer a contratação, basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app do C6 Bank e abra sua conta C6 Empresas;
  2. Acesse a seção de crédito pelo app ou pelo Web Banking e consulte as opções disponíveis para a sua empresa;
  3. Após decidir que opção irá escolher, simule e siga as instruções para contratar. Pronto!

Como usá-lo de forma eficiente

Apesar de ser um recurso bastante valioso, é importante saber usá-lo de forma adequada. Como qualquer linha crédito, essa modalidade conta com taxas que não podem ser desconsiderados. O principal ponto, nesse sentido, é o planejamento.

Embora esse capital possa ser aproveitado para expandir seus negócios, por exemplo, fazê-lo de forma desordenada pode sobrecarregar seus recursos, possivelmente levando você a uma situação financeira pior do que a observada antes do investimento.

Concluindo: planeje-se, estude o que pretende fazer com o seu capital, bem como as possíveis consequências dessas ações.

Gostou de conhecer mais sobre o capital de giro e o que você pode fazer com esse importante recurso? Agora que terminou este texto, aproveite para conhecer outros benefícios que o C6 Bank oferece para empresas:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.