Leitura de 3 min

CDB: tudo o que um iniciante precisa saber para começar a investir

O CDB é ideal para iniciantes e pessoas com perfil mais conservador

Atualizado em

Foto de um painel com números ao lado direito e várias luzes de várias cores ao lado esquerdo, como se estivessem refletindo num vidro.

Já ouviu falar em CDB, mas teve dúvidas na hora de investir? Então confira nosso guia completo com informações e vantagens sobre esse investimento.

Relacionadas:

O que é CDB?

CDB é um Certificado de Depósito Bancário. Quando você o adquire, você empresta seu dinheiro a um banco que faz o que ele quiser com os recursos e te devolve no resgate pagando uma remuneração, o juros.

Como escolher o melhor?

Para escolher o CDB, defina se o rendimento será pré-fixado ou pós-fixado.

CDB pré-fixado

Neste tipo, você sabe, no momento do investimento, quanto seu dinheiro vai render no vencimento. Isso ocorre pois os bancos e corretoras informam a rentabilidade apresentando a taxa ao ano dos juros.

CDB pós-fixado

Com o Certificado de Depósito Bancário pós-fixado, você só conhece o rendimento no momento de resgate, pois varia de acordo com o indexador escolhido.

Além disso, os ganhos estão ligados a uma taxa de referência, como por exemplo um percentual da Taxa DI ou o índice de inflação.

Quais os prazos?

Na hora de investir no CDB, é imprescindível levar em consideração os prazos de liquidez e de vencimento.

O prazo de liquidez define quanto tempo seu dinheiro precisa ficar investido. Ele influencia diretamente no rendimento da sua aplicação. Dessa forma, quanto menor a liquidez, maior a taxa.

Além disso, vale ressaltar que os CDBs podem variar de liquidez diária a liquidez somente no vencimento da aplicação, ou seja, “sem liquidez”.

CDB: como escolher?

A principal dica para escolher o Certificado de Depósito Bancário é seguir seus objetivos de investimento.

Um dos grandes atrativos é que ele possui proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que mitiga o risco de crédito da operação.

Isso significa que se a instituição financeira não honrar com o pagamento, o FGC garante seu dinheiro, limitado a R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Há tributação sobre o CDB?

Sim. O Certificado de Depósito Bancário sofre tributação de Imposto de Renda. Ela incide sobre os rendimentos de acordo com uma tabela regressiva por prazo.

Ou seja, quanto mais tempo investido, menor será a alíquota de IR e maior será o rendimento líquido.

Saiba como declarar o CDB no Imposto de Renda 2022.

Por fim, vale ressaltar que se você resgatar o CDB antes dos 30 dias corridos, ainda incidirá um outro tributo, que é o IOF.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Qual é o melhor investimento para o futuro financeiro dos seus filhos?