Leitura de 2 min

O que é crédito consignado?

Tudo o que você precisa saber sobre esta modalidade de linha de crédito

Atualizado em

mulher sentada olhando para a tela do computador, pesquisando sobre crédito consignado

Já ouviu falar em crédito consignado? Sabia que ele pode ser considerado uma dívida boa, quando utilizado para quitar as famosas dívidas ruins?

Nessa matéria vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o empréstimo para consignado, além de analisar em quais situações ele deve ser contratado. Confira a seguir:

Relacionadas:

Crédito consignado: o que é?

De maneira simplificada, é possível dizer que o crédito consignado é uma linha de crédito. Nela, as parcelas são descontadas direto do contracheque ou do benefício do INSS de quem contrata esses produtos.

Portanto, o crédito consignado INSS está disponível para pessoas que recebem aposentadoria ou para quem trabalha em empresas ou órgão público e recebem salário fixo mensal.

Quais as vantagens do crédito consignado?

A primeira e principal vantagem do crédito consignado aposentado é a taxa de juros. Isso porque os juros ficam em torno de 1,8% ao mês, que é uma das menores taxas entre todos os tipos de crédito pessoal.

Essa taxa está bem abaixo devido ao pagamento estar atrelado a uma fonte de renda, ou seja, o risco de inadimplência é menor. Além disso, o desconto é automático, portanto não há risco da pessoa esquecer de pagar ou atrasar uma parcela.

Outras vantagens são o prazo de pagamento maior e a facilidade na contratação.

O que fazer antes da contratação?

Assim como qualquer tipo de crédito, é necessário um planejamento e o produto só pode ser contratado quando necessário.

Dica: não utilize o crédito consignado para aposentados para comprar televisão, pagar viagens ou outros gastos desse tipo. Isso irá transformar o consignado em uma dívida ruim.

O que fazer em caso de demissão?

Antes de mais nada, informe o acontecimento à credora, pois as parcelas não serão mais descontadas do salário. Nesse caso, haverá uma renegociação para combinar uma nova forma de pagamento e prazo.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como é calculado o preço do Seguro de Vida?