Guia do Investidor

O que é FIAgro?

Entenda como investir nessa nova modalidade de fundos de investimento


O que é FIAgro? Entenda como investir
O que é FIAgro? Entenda como investir

O FIAgro (Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais) foi criado em 2021, através da lei nº 14.130. O objetivo dessa nova modalidade de fundo é aumentar a escala de produção e incentivar a sustentabilidade do agronegócio.  

Esse tipo de fundo de investimento mantém em sua carteira apenas ativos de investimentos do agronegócio, como imóveis rurais e cadeiras produtivas agrícolas, por exemplo.  

Entenda mais sobre o que é FIAgro e como funciona esse fundo de investimento:  

Relacionadas: 

O que é FIAgro?  

O FIAgro é uma nova modalidade de fundo de investimento. Nesses fundos, a carteira é composta por ativos de investimentos do agronegócio.  

Existem algumas categorias de fundos que podem ser categorizadas como FIAgro. São elas:  

  • Direitos Creditórios (FIAgro-FIDC): fundos de investimentos voltados para a agroindústria que apliquem em direitos creditórios; 
  • Imobiliários (FIAgro-FII): fundos com ativos imobiliários; 
  • Participações (FIAgro-FIP): fundos de investimento em participações em sociedade.  

De acordo com nota do Ministério da Economia, existiam 31 fundos FIAgro registrados no Brasil no dia 20/1/2022. A grande maioria desses fundos são negociados na Bolsa de Valores. 

Qual é o objetivo do FIAgro? 

A ideia é aproximar o FIAgro das pautas ESG. Assim, é possível incentivar que o agronegócio adote iniciativas de governança corporativa e sustentabilidade.  

ESG é outra modalidade de fundo de investimento. Esse tipo de fundo prioriza critérios ambientais, sociais e de governança corporativa para determinar as empresas que vão fazer parte da carteira do fundo.

Assim, produtores com boas práticas serão contemplados de maneira afirmativa pelo FIAgro. 

Além disso, o projeto também visa aumentar as formas de captação de recursos para a agroindústria, estimulando a produtividade do setor.  

Com o FIAgro, novos investidores poderão investir na indústria agropecuária com mais facilidade, sem a necessidade de adquirir uma propriedade rural.  

Como o FIAgro funciona?  

O funcionamento do FIAgro é similar ao dos FIIs. A valorização dos ativos gera a rentabilidade do investimento.  

Além disso, o FIAgro também é gerenciado por profissionais qualificados e o lucro é periodicamente repassado aos cotistas do fundo.  

O FIAgro, em geral, funciona sob a forma de condomínio fechado. Outra característica importante é que a maioria dos FIAgros de condomínio fechado não possuem data de liquidação. Nesse caso, o investidor só poderá sair do investimento vendendo as suas cotas.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também:  Fundos de investimento: por que investir no C6 Bank?