Leitura de 2 min

INSS: o que é?

Saiba mais sobre o responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios

Atualizado em

Mulher branca com o cabelo preso segurando um notebook com as duas mãos junto a lateral do corpo. Ao fundo é possível visualizar lustres pendentes e uma pessoa. A mulher está sorrindo depois de entender tudo sobre LCIs e LCAs.
Para ter direito os benefícios do INSS, é necessário pagar uma contribuição mensal

Você, com certeza, já ouviu falar em INSS. Mas sabe o que essa sigla significa?

Confira a seguir tudo o que você precisa saber:

Relacionadas:

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.

Para ter direito aos benefícios, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período, variando de acordo com o tipo de aposentadoria.

A CAIXA atua como Agente Operador no Pagamento de Benefícios do INSS, sob gestão do Ministério do Trabalho e Previdência. Além disso, todos os recursos para pagamento são provenientes da União.

Quem tem direito?

Todos os segurados da Previdência Social, acima dos 16 anos, ou seus procuradores ou representantes legais.

Como receber meu INSS?

O trabalhador precisa apenas comparecer aos canais de atendimento da CAIXA. Além disso, é necessário estar com documento oficial de identificação com foto e o cartão magnético da Previdência Social, além de ter que digitar a senha.

Vale ressaltar que o cartão citado acima é pessoal e intrasferível, sendo de responsabilidade do titular o bom uso para evitar fraudes.

Prova de Vida INSS

A Prova de Vida INSS nada mais é do que uma exigência do INSS. Ela deve ser feita anualmente por quem recebe um ou mais benefícios.

Para realizá-la, basta comparecer a uma agência bancária com documento de identificação oficial com foto.

Idosos com mais de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem (e devem) solicitar pelo telefone 135 a visita em sua residência para realização da comprovação de vida.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Segurança digital: como não cair em fraudes na Internet