Saiba mais sobre o imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em operações de crédito, câmbio, seguro, entre outras
Você, provavelmente, já deve ter visto a sigla IOF na fatura do seu cartão de crédito! Mas sabe o que ela significa e como pode impactar no seu dia a dia?
Confira nessa matéria o que precisa saber sobre o IOF:
Relacionadas:
A sigla IOF é de Imposto sobre Operações Financeiras. Ele nada mais é do que um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em diversas operações.
Dentre as hipóteses de incidência de IOF estão operações de crédito, câmbio, seguro, operações de títulos ou valores mobiliários.
O IOF é uma fonte de arrecadação do Governo, porém também é utilizado como uma maneira para controlar e “medir a temperatura” da economia do país.
Os exemplos mais comuns de cobrança do IOF são:
O único detalhe é que o valor de IOF cobrado não é sempre o mesmo. Ele varia de acordo com cada tipo de operação, com o valor da operação e com o prazo, entre outras condições.
A Conta Global C6 Bank é uma ótima opção para fazer compras no exterior, seja on-line ou em lojas físicas.
Neste tipo de conta, a taxa do spread é mais baixa que a do cartão de crédito em transações feitas em dias úteis de 9h a 18h (horário de Brasília). Na Conta Global, a moeda estrangeira tem cotação comercial, mais vantajosa que a cotação turismo.
Além disso, para este tipo de conta, o IOF Câmbio de envio de remessa é de 1,1% por transferência. Para efeito de comparação, nas transações com cartão de crédito no exterior, a cobrança é de 6,38%.
Leia também: Como tirar o título de eleitor pela primeira vez?