Seu Bolso

O que é IOF?

Saiba mais sobre o imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em operações de crédito, câmbio, seguro, entre outras


Mulher branca, sentada em poltrona, pesquisando no computador o que é IOF

Você, provavelmente, já deve ter visto a sigla IOF na fatura do seu cartão de crédito! Mas sabe o que ela significa e como pode impactar no seu dia a dia?

Confira nessa matéria o que precisa saber sobre o IOF:

Relacionadas:

IOF: o que é?

A sigla IOF é de Imposto sobre Operações Financeiras. Ele nada mais é do que um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em diversas operações.

Dentre as hipóteses de incidência de IOF estão operações de crédito, câmbio, seguro, operações de títulos ou valores mobiliários.

O IOF é uma fonte de arrecadação do Governo, porém também é utilizado como uma maneira para controlar e “medir a temperatura” da economia do país.

Quando é cobrado?

Os exemplos mais comuns de cobrança do IOF são:

  • Resgate de determinados investimentos com menos de 30 dias;
  • Uso do cartão de crédito em compras internacionais;
  • Compra ou venda de moeda estrangeira;
  • Empréstimo ou financiamento;
  • Uso do cheque especial ou crédito rotativo;
  • Contratação de seguro.

O único detalhe é que o valor de IOF cobrado não é sempre o mesmo. Ele varia de acordo com cada tipo de operação, com o valor da operação e com o prazo, entre outras condições.

Valor do IOF para compras com a Conta Global C6 Bank

Conta Global C6 Bank é uma ótima opção para fazer compras no exterior, seja on-line ou em lojas físicas.

Neste tipo de conta, a taxa do spread é mais baixa que a do cartão de crédito em transações feitas em dias úteis de 9h a 18h (horário de Brasília). Na Conta Global, a moeda estrangeira tem cotação comercial, mais vantajosa que a cotação turismo.

Além disso, para este tipo de conta, o IOF Câmbio de envio de remessa é de 1,1% por transferência. Para efeito de comparação, nas transações com cartão de crédito no exterior, a cobrança é de 6,38%.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como tirar o título de eleitor pela primeira vez?