Leitura de 5 min

O que é liquidez de um investimento?

A liquidez é um conceito relacionado à facilidade no resgate do dinheiro aplicado em algum ativo

Atualizado em

mulher negra e homem branco sentados diante de computador pesquisando o que é liquidez
A liquidez se refere à facilidade de retirar o dinheiro de um investimento

A liquidez é um dos principais fatores a se considerar na hora de fazer um investimento, uma vez que diz respeito à facilidade que você terá para resgatar seu dinheiro. Neste post, vamos explicar este conceito de forma mais aprofundada, abordando os seguintes tópicos:

  • O que é liquidez?
  • Quais são os tipos de liquidez?
  • Como funciona a liquidez dos investimentos?
  • Lista de investimentos com liquidez diária
  • O que significa risco de liquidez?
  • Rentabilidade: liquidez diária vs liquidez no vencimento
  • Qual a melhor opção para investir?

Quer ler outros conteúdos sobre liquidez? Então veja essas matérias relacionadas:

O que é liquidez?

A liquidez é um conceito que se refere à facilidade com que você consegue converter seu investimento em caixa. Na prática , ela determina se você pode contar com aquele dinheiro no curto prazo, caso surja a necessidade.

Quais são os tipos de liquidez?

Os principais tipos de liquidez nos investimentos são:

  • Alta liquidez: significa que o valor pode ser resgatado de forma mais rápida, sendo recomendados para quem quer montar uma reserva de emergência, por exemplo;
  • Baixa liquidez: o dinheiro será menos acessível. Se você busca investir para o longo prazo, como no caso da aposentadoria, pode ser interessante optar por produtos desse tipo;
  • Liquidez no vencimento: se refere a ativos cujo dinheiro aplicado só é possível resgatar após o fim do prazo de vencimento. É uma modalidade adicional em relação aos dois mencionados acima, o que significa que um produto pode ter liquidez no vencimento e, simultaneamente, ser de baixa ou alta liquidez;
  • Liquidez diária ou imediata: é o extremo da alta liquidez, significando que o investimento pode ser resgatado quando você quiser – mas pode haver custo para tal operação.
mulher negra em pé diante de parede segurando celular e pesquisando sobre os tipos de liquidez
Quanto mais alta a liquidez, mais fácil é ter acesso ao dinheiro investido

Como funciona a liquidez dos investimentos?

A maioria das instituições financeiras usam a letra D junto a algum número para representar a liquidez dos ativos de renda fixa. O D significa “dia do resgate”, e o número acrescentado se refere à quantidade de dias úteis que o investidor precisará esperar para resgatar o dinheiro. Um CDB D+2, por exemplo, terá seu valor creditado dentro de até dois dias úteis, após a solicitação. Nos home brokers, é possível consultar a liquidez de cada ativo no momento da aplicação.

Lista de investimentos com liquidez diária

Os investimentos com liquidez diária são encontrados principalmente em ativos de renda fixa, como por exemplo:

A maioria desse produtos são indicados para quem está começando no mercado financeiro e para aqueles de perfil conservador. No entanto, também é possível operar com liquidez diária na renda variável, como no caso de ações e Exchange Traded Funds (ETFs).

O que significa risco de liquidez?

Risco de liquidez é o nome dado aos casos em que o patrimônio é aplicado em um ativo de liquidez mais baixa, gerando a chance de o investidor precisar dessa quanta por conta de algum imprevisto e não ter acesso a ela rápido o suficiente. Alguns exemplos de investimentos com risco de liquidez são imóveis físicos e small caps.

Rentabilidade: liquidez diária vs liquidez no vencimento

Embora não exista uma correlação direta, ambos os conceitos estão interligados. De forma geral, quanto maior a liquidez, menor a rentabilidade. Isso não é uma regra, contudo: é possível encontrar produtos de alta liquidez e elevado potencial de rendimento, mas provavelmente virá acompanhado de um risco também mais robusto.

Esses três fatores – liquidez, rentabilidade e risco – nunca estarão totalmente equilibrados, pois não existe investimento perfeito. No entanto, é possível conciliá-los de acordo com o seu objetivo (maior lucro, menos volatilidade, curto ou longo prazo, entre outros pontos).

maço de nota de cem reais representando liquidez diária e liquidez no vencimento
A liquidez diária permite acesso imediato ao dinheiro

Qual a melhor opção para investir?

Depende. Como mencionamos, não há produto perfeito: a melhor opção irá variar de acordo com uma série de fatores, como seu perfil de investidor, tolerância a riscos e horizonte de tempo.

A boa notícia é que, no C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank, você encontra opções para qualquer gosto, seja de baixa ou alta liquidez. Para usar a ferramenta, basta abrir nosso app e tocar em “C6 Invest” no menu inferior. Depois, selecione a área na qual deseja investir – renda fixa, renda variável ou fundos.

Gostou desse texto e quer ler outros conteúdos como esse? Então separe alguns minutos para ver também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.