Leitura de 6 min

O que é NFC e como pagar usando a tecnologia?

O NFC é a tecnologia que possibilita os pagamentos por aproximação com cartões, celulares e smartwatches

Atualizado em

pagar usando nfc - mão segurando cartão de crédito e o aproximando da maquininha de cartões
O NFC é uma tecnologia que vem sendo utilizada por milhões de brasileiros, incentivada principalmente pelo contexto da pandemia.

NFC é a sigla para o termo inglês Near Field Communication, que significa comunicação por campo de proximidade, em português. A tecnologia existe há vários anos e desempenha uma variedade de tarefas. É a responsável, por exemplo, por permitir a abertura de portas com a aproximação de crachás. No entanto, atualmente, o recurso se popularizou no contexto financeiro.

Usar o celular ou relógio para pagar as compras está se tornando cada vez mais comum. Hoje, é possível notar que grande parte dos comércios deixou de exigir que você insira um cartão e informe sua senha. Sem dúvidas, é um recurso que traz mais praticidade para clientes e vendedores.

Por conta desse e de outros fatores, a função NFC se tornou parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para explicar melhor seu funcionamento. Ao longo da matéria, você descobrirá:

  • O que é e como funciona o NFC?
  • O que significa NFC no celular?
  • Cartão com NFC e carteiras digitais
  • Como saber se meu celular tem NFC?
  • Como funciona o NFC no relógio?
  • Cartão com NFC e carteiras digitais
  • Quais as vantagens da tecnologia Aproxime e Pague?

Quer aprender mais sobre tecnologias de pagamento? Então confira essas matérias que separamos para você:

O que é e como funciona o NFC?

O NFC é uma tecnologia que permite a transmissão de informações a curtas distâncias. Na prática, é o que possibilita que você faça pagamentos apenas encostando o cartão de crédito na maquininha.

como nfc funciona - casal fazendo pagamento por aproximação com celular em um comércio
Entenda como essa tecnologia funciona.

A comunicação acontece por meio de ondas de radiofrequência. Assim, quando dois chips NFCs ficam próximos, ativam uma operação sem fio que resulta na troca de dados entre dispositivos. Como resultado, eles transferem de forma automática uma pequena quantidade de informações.

Além disso, seu funcionamento de baixa distância evita a intrusão de terceiros e traz mais segurança para os usuários.

Cartão com NFC e carteiras digitais

Com a digitalização dos meios de pagamento, os cartões com NFC e as carteiras digitais andam cada vez mais juntos. São eles que permitem a execução dos pagamentos por aproximação, podendo ser identificados pelo símbolo de transmissão sem fio.

o nfc no cartão pode ser identificado pelo sinal de 3 ondas presente ao lado do microchip
É possível identificar os cartões com NFC através do símbolo de 4 ondas presente ao lado do microchip

Nem sempre os cartões com NFC vêm habilitados para fazer pagamentos por aproximação. Nesses casos, a liberação do recurso é feita junto ao seu banco.

Já as carteiras digitais, que também contam com a tecnologia NFC, são aquelas que armazenam os dados do seu cartão. Assim, possibilitam a realização do pagamento através do celular. Para clientes C6 Bank, é possível cadastrar cartões em diferentes opções, como Apple PaySamsung Pay e Carteira do Google.

O que significa NFC no celular?

Assim como as maquininhas de cartão, a função NFC também está presente na maioria dos celulares. Por esse motivo, você também consegue realizar pagamentos sem fio fazendo uso do aparelho. Para isso, é necessário que a sua carteira digital tenha essa funcionalidade.

O que significa NFC no celular? | vendedora em uma loja de roupa chique segurando um celular com NFC
Entenda o que é NFC no celular.

Caso tenha, você precisará fazer o cadastro do seu cartão. Com ele feito, os pagamentos em si são muito simples:

  1. Com o aplicativo da sua carteira digital, selecione o cartão com tecnologia NFC que deseja usar;
  2. Será solicitada uma confirmação de identidade. A autenticação pode ser feita de três maneiras: biometria facial, impressão digital ou senha;
  3. Após a confirmação, basta aproximar o celular da maquininha. Pronto! Seu pagamento foi realizado.

Como saber se um celular tem NFC?

Tudo depende do seu sistema operacional. Para celulares Android, é possível verificar se o aparelho conta com a tecnologia NFC de forma bastante simples:

  1. Primeiro, abra o aplicativo de configurações;
  2. Em seguida, toque na barra de pesquisa e digite “NFC”;
  3. Caso apareçam resultados de ativação e desativação do recurso, pode respirar aliviado: seu celular conta com a tecnologia.

Já para celulares com sistema iOS, o suporte do NFC dependerá do modelo do aparelho. Alguns contam com leitura ativa, o que significa que é necessário ativar a ferramenta na central de controle. Tais modelos são:

  • iPhone 7;
  • iPhone 7 Plus;
  • iPhone 8;
  • iPhone 8 Plus;
  • iPhone X.

Todas as gerações seguintes, por outro lado, contam com leitura passiva. Dessa forma, você não precisa se preocupar: a tecnologia será ativada automaticamente quando o aparelho for aproximado de um receptor.

Como funciona o NFC no relógio?

O uso do NFC em um smartwatch é muito similar ao de um celular. Caso o eletrônico conte com essa funcionalidade, basta fazer o cadastro dos seus cartões na carteira digital de sua preferência pelo relógio.

Mulher com o cabelo preso em rabo de cabelo sorrindo após realizar pagamento por aproximação com smartwatch
Tudo o que você precisa saber sobre relógios com pagamento por aproximação.

Quais as vantagens da tecnologia Aproxime e Pague?

Um pagamento NFC nada mais é do que o conhecido pagamento por aproximação. A tecnologia Aproxime e Pague permite que você faça compras sem precisar inserir o cartão – ou até sem tê-lo em mãos. O processo pode ser feito com celular e smartwatch, além do próprio cartão.

A tecnologia do NFC traz uma série de vantagens para o dia a dia, como por exemplo:

  • Praticidade: poucas modalidades de pagamento se equiparam ao Aproxime e Pague – afinal, basta segurar o dispositivo preferido próximo da maquininha, sem maiores esforços;
  • Segurança: como as operações só ocorrem a pequenas distâncias, o usuário não precisa se preocupar com intrusos. Além disso, os sinais de NFC são criptografados, o que impede que sejam hackeados, mesmo se o invasor estiver próximo;
  • Versatilidade: como mencionamos, vários dispositivos suportam a tecnologia NFC. Dessa forma, você não precisa estar sempre com o cartão ou com dinheiro. Embora isso não signifique que seja melhor deixá-los de lado, pois há lugares que não trabalham com os pagamentos por aproximação.

Gostou de conhecer mais sobre o que é NFC, bem como as possibilidades oferecidas por essa tecnologia? Agora que chegou ao final do texto, que tal ler outros conteúdos relacionados? Confira também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.