Seu Bolso

O que é PEP?

Confira o que é PEP e entenda como funciona o monitoramento desse tipo de perfil


Entenda o que é PEP e quem se encaixa nesse perfil

Você sabe o que é PEP? Esse tipo de perfil necessita de um monitoramento especial por parte das instituições financeiras e do Coaf, como iniciativa para prevenir a corrupção.

Entenda como esse monitoramento funciona e quem se encaixa nesse tipo de perfil:  

Relacionadas:

O que é PEP?

PEP (Pessoa Politicamente Exposta) é um perfil que determina quem desempenha ou tenha desempenhado, nos últimos cinco anos, cargos, empregos ou funções públicas relevantes.

Esse cargo pode ter sido desempenhado no Brasil ou em outros países, territórios ou dependências estrangeiras, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

As PEPs foram determinadas pela Lei nº 9.613, que também decretou a criação do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

As PEPs passam por um monitoramento especial das suas movimentações financeiras e fiscais, esses indivíduos são fiscalizados de forma intensa pelas instituições financeiras. E, no caso de movimentações suspeitas, os dados são encaminhados ao Coaf.

A Controladoria-Geral da União mantém o cadastro de PEPs, a partir de informações disponibilizadas por várias entidades da Administração Pública.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Fundos ESG: o que são e por que investir?