• Início
  • Seu Bolso
  • Como funciona a portabilidade de salário? Quais seus benefícios?

Leitura de 6 min

Como funciona a portabilidade de salário? Quais seus benefícios?

Você sabia que não precisa receber seu salário no banco que o seu empregador escolheu? Entenda como a portabilidade funciona e como fazer.

Atualizado em

dinheiro em cima da mesa representando uma portabilidade de salário
A portabilidade de salário é o direito de qualquer trabalhador de trocar a instituição financeira em que recebe seus pagamentos

portabilidade de salário é o nome dado ao direito de funcionários de empresas de trocarem a conta na qual recebem seu salário. Essa mudança pode ser feita mesmo que não seja a opção preferida pelo empregador.

No mercado de trabalho é comum abrir uma conta pagamento apenas para receber a remuneração. No entanto, é possível usar essa alternativa para evitar o transtorno de transferir seu dinheiro todo mês e eventualmente arcar com tarifas desnecessárias.

Para explicar melhor o que é portabilidade de salário e detalhar como fazer a sua, preparamos este texto. Nele, você encontra as respostas para as seguintes questões:

  • O que é portabilidade de salário?
  • Como funciona a portabilidade de salário?
  • Como fazer a portabilidade de salário?
  • Quanto tempo o dinheiro demora para cair depois de fazer a portabilidade?
  • Quanto tempo demora a portabilidade de salário?
  • Quando o banco pode negar a portabilidade?
  • Veja os documentos necessários para fazer portabilidade
  • Quem pode pedir a transferência de pagamento?
  • Quais são os benefícios de trazer o salário para o C6 Bank?

Quer ler outros conteúdos sobre portabilidade de salário? Descubra também estes posts:

O que é portabilidade de salário?

portabilidade de salário é um direito gratuito que garante a funcionários de empresas privadas e órgãos públicos a possibilidade de escolher o banco no qual querem receber seu pagamento.

Digamos que você tenha mudado de emprego e o novo trabalho tenha uma parceria com o banco A, onde foi aberta uma conta de pagamentos para depositar seu dinheiro.

No entanto, você considera que a instituição financeira B dá mais benefícios para movimentar o dinheiro. Com a portabilidade de salário, você pode receber a quantia na instituição B.

O que não quer dizer que você deixará de ter conta no banco A. Significa apenas que o salário será redirecionado automaticamente para a da instituição que você escolheu.

Mas, é importante saber que a portabilidade não pode ser feita caso você tenha uma conta corrente, por exemplo. Essa operação só é possível se você tiver uma conta-salário.

Como funciona a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário pode ser solicitada tanto para o banco no qual você tem conta quanto para o que deseja transferir o recebimento. No entanto, é possível que cada instituição financeira siga um fluxo próprio.

como funciona a portabilidade de salário | mãos delicadas com as unhas pintadas em roxo segurando um celular iphone em frente a um notebook
Entenda como fazer a transferência de seu salário.

Além disso, os pedidos de portabilidade de salário podem ser recusados por três motivos:

  1. CNPJ da empresa ou CPF do empregador não encontrado;
  2. CPF do beneficiário não encontrado;
  3. CNPJ e CPF divergentes.

Como fazer a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário pode ser feita diretamente no aplicativo ou site da instituição financeira onde você deseja receber o seu salário. Veja a seguir como fazer este procedimento no app do C6 Bank:

  1. Acesse o app do C6 Bank;
  2. Toque em “Todos”;
  3. Vá até “Trazer salário” e siga as instruções!

Você pode consultar o status da sua solicitação em “Trazer salário”. Vale ressaltar que, se a portabilidade de salário for aprovada, você receberá o valor no mesmo dia em que entra o pagamento.

Quanto tempo o dinheiro demora para cair depois de fazer a portabilidade?

A instituição financeira deverá fazer a transferência do dinheiro para a nova conta no mesmo dia em que o salário cai, até as 12h.

Quanto tempo demora a portabilidade de salário?

Depois do pedido ser feito, a instituição financeira é obrigada a fazer a operação em até 10 dias úteis após a solicitação, de acordo com o Banco Central.

Lembrando que esse pedido pode ser feito ao banco parceiro da empresa ou ao qual o funcionário deseja receber o salário.

Quando o banco pode negar a portabilidade?

O banco pode negar a portabilidade de salário por diversos motivos, porém as principais situações são as seguintes:

CNPJ do empregador não encontrado ou sem relação com o CPF informado

Estes dois motivos de recusa são apresentados quando o CNPJ informado não é do responsável pelo pagamento do salário. Neste caso, o cliente deve verificar com o RH da empresa o CNPJ usado para pagamento (esta é uma informação que pode ser encontrada no holerite ou no informe de rendimento do empregado).

CPF do beneficiário (empregado) não encontrado no banco origem

Este motivo surge quando o banco informado não é a instituição principal ou de origem onde a empresa realiza o pagamento de salário. Além disso, também é apresentada esta justificativa quando a empresa não realiza o pagamento de salário através de uma conta salário.

Para ambas as situações o recomendado é confirmar com o RH da empresa qual o banco e o tipo de conta utilizados para pagamento.

Veja os documentos necessários para fazer a portabilidade

Os documentos necessários para fazer a portabilidade do seu pagamento podem variar de acordo com instituição financeira. Mas, normalmente, você precisa ter em mãos as seguintes informações:

  • Carteira de trabalho assinada pela empresa em que você trabalha;
  • Número do CNPJ da companhia que faz o pagamento; e  
  • Informações sobre o banco origem da conta-salário, que é a instituição financeira com o qual sua empresa tem relacionamento.
rolo de notas de 100 reais ilustrando como funciona a portabilidade de salário
Saber como funciona a transferência de salário ajuda a trazer mais praticidade para o seu dia a dia

Quem pode pedir a transferência de pagamento?

Qualquer funcionário de empresas privadas ou públicas pode pedir a portabilidade, desde que tenha vontade de receber o pagamento em uma instituição financeira diferente da que é parceira do empregador.

No C6 Bank, por exemplo, a função está disponível para clientes pessoa física que recebem o salário em outros bancos.

Quais são os benefícios de trazer o salário para o C6 Bank?

Ao trazer seu pagamento para o C6 Bank, você conta com os seguintes benefícios:

  • Conta grátis com gasto a partir de R$ 500 no cartão por mês;
  • Tag de pedágio e estacionamento aceito em todo Brasil; e
  • Carteira completa de investimentos.

Por fim, solicitar a portabilidade de salário é um recurso que pode trazer mais comodidade ao trabalhador. É uma alternativa para centralizar o dinheiro e organizar as finanças pessoais.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados a recebimento salarial? Confira alguns que selecionamos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.