Guia do Investidor

O que é rendimento?

O rendimento é um dos conceitos de mais importante compreensão no universo dos investimentos


Mulher negra sentada em frente ao computador pesquisando o que é rendimento

Para quem quer começar a se aventurar no mundo dos investimentos, é importante estudar os principais conceitos relacionados a esse universo. Neste post, vamos falar sobre um dos mais fundamentais: você sabe o que é rendimento?

Conhecer bem esse conceito e conseguir obtê-lo de forma consistente e crescente nos investimentos é algo relevante para quase qualquer investidor. Confira mais a seguir.

Relacionadas:

Rendimento: o que é?

Rendimento nada mais é do que o percentual de remuneração de dinheiro aplicado. Em outras palavras, é o quanto o investidor obteve de retorno com a aplicação.

Existem três diferentes tipos de rentabilidade nos investimentos. São eles:

  • Rendimento nominal
  • Rendimento líquido
  • Rendimento real

Rendimento nominal

É o valor bruto que o investimento rendeu em um determinado período, sem descontar taxas e impostos.

Esse indicador pode ser útil para comparar seu desempenho com as taxas oferecidas em outros produtos similares. Além disso, ele também permite analisar se está tendo uma boa performance ou se é preciso procurar por oportunidades melhores.

O que é rendimento líquido?

rendimento líquido é a rentabilidade nominal depois dos descontos de os impostos e taxas. Através dele, o investidor encontrará o valor exato de sua rentabilidade.

Além disso, esse tipo de rendimento também ajuda a verificar o impacto dos custos sobre investimentos e a analisar se há outros produtos que permitam a redução dessa despesa sem afetar seus rendimentos.

Rendimento real

Por fim, o rendimento real ou rentabilidade real é quanto a sua aplicação rendeu depois do desconto da variação da inflação.

Dessa forma, se seu investimento render exatamente o valor da inflação, significa que você manteve o seu poder de compra.

Rendimento aplicação: como analisar?

O primeiro passo para analisar se a rentabilidade da aplicação foi acima da inflação, é escolher um índice de inflação como referência. O mais utilizado é o Índice de Preço do Consumidor Amplo (IPCA), porém existem outros.

Com o valor da inflação em mente, é possível fazer contas e comparar com seu rendimento nominal. Assim, será possível analisar se a performance foi superior ou inferior.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: A conta corrente do C6 Bank tem rendimento automático?