Leitura de 4 min

O que é score de crédito?

O score de crédito é um sistema de pontuação que ajuda empresas e instituições bancárias a verificarem o nível de risco e confiabilidade para conceder empréstimos

Atualizado em

Mulher de branco usando o notebook para consultar o seu score de crédito

score de crédito é um sistema fundamental para que empresas e instituições financeiras saibam quando e para quem fornecer crédito e empréstimos. A boa notícia é que, para mantê-lo em um bom nível, não há segredo: basta buscar sempre seguir boas práticas financeiras e tentar manter as contas em dia.

No decorrer do post a seguir, falaremos de forma mais aprofundada sobre o que é o score de crédito, como aumentá-lo, bem como abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é score de crédito?
  • Como saber meu score de crédito?
  • Qual o impacto do score nas finanças?
  • Dicas para ter um bom score de crédito

Gostaria de ler mais conteúdos sobre educação financeira? Confira esses que separamos para você:

O que é score de crédito?

O score de crédito nada mais é do que um sistema de pontos que avalia a confiabilidade de um cliente através dos seus hábitos financeiros. A pontuação vai de 0 a 1.000.

Quanto mais você pagar as suas contas em dia, mais alto será o seu score. Ao atrasar faturas ou não pagar dívidas, no entanto, você perde pontos. Mas vale notar: ao contrário do que algumas pessoas sugerem, o seu score não é impactado pelo saldo da sua conta bancária.

Através da pontuação, instituições financeiras conseguem estimar a chance de um cliente pagar ou não a dívida gerada pelo fornecimento de crédito. Dessa forma, torna-se possível avaliar se conceder um empréstimo é uma decisão favorável ao banco ou não.

Como saber meu score de crédito?

Existem várias formas de consultar o seu score de crédito. Serasa, Boa Vista, SPC, Quod – todos são alternativas válidas para verificar esse dado, mas cada um apresentará um conjunto diferente de informações junto ao score.

No site do Serasa, você pode utilizar seu CPF para verificar não só a sua pontuação, mas também oportunidades de empréstimos, cartões de crédito e maneiras de pagar suas dívidas.

Já no site da Boa Vista (SCPC), é possível fazer uma consulta mais detalhada das suas finanças pessoais. Para isso, além do CPF, é necessário informar também nome, data de nascimento e um e-mail para contato.

No portal do SPC Brasil, por sua vez, o CPF pode ser utilizado para verificação não só de dados financeiros, mas também informações em posse do poder judiciário ou sobre seu endereço, por exemplo.

Por fim, você pode consultar seu score de crédito no Quod. Além de possibilitar a consulta do score, o Quod também oferece uma variedade de serviços para pessoas físicas e jurídicas.

Qual o impacto do score nas finanças?

Como mencionamos, o score de crédito é usado por empresas e instituições financeiras para ajudá-las a decidir se e em quais condições conceder crédito a você. Isso não vale somente para empréstimos e financiamentos, todavia: pode ser um critério utilizado quando você solicitar um cartão de crédito por exemplo.

Na prática, isso significa que uma pontuação muito baixa limita muito o seu espaço de movimentação no mercado. Além disso, embora a legislação trabalhista determine que um candidato não pode ser recusado em processo seletivo em função de sua situação financeira, essa é uma prática que ainda segue vigente em muitas companhias, mesmo que de forma velada.

Qual é um bom score de crédito?

O sistema de pontuação é dividido em três faixas, de acordo com a seguinte tabela. Quanto maior sua pontuação, melhor seu score:

Faixa do scoreRisco de crédito
0 a 299Alto
300 a 699Médio
Acima de 700Baixo

Dicas para ter um bom score de crédito

Há algumas boas práticas que você pode adotar para deixar seu score mais alto. A mais importante é buscar ser um bom pagador. Pagar as contas em dia é essencial para aumentar o score, por isso, se você é uma pessoa que tende a esquecer das coisas, uma ótima dica é colocar as contas no débito automático. Dessa forma, você não precisa se preocupar com eventuais atrasos que podem acabar prejudicando a sua pontuação.

Outro ponto é negociar dívidas atrasadas. Se você está com nome negativado, é uma boa ideia estruturar um planejamento para quitar as contas e conseguir ganhar confiança do mercado novamente. Mas vale lembrar: mesmo com o nome limpo, o histórico de pagamentos continua influenciando o score, o que significa que ele pode se manter em um nível baixo, por conta disso.

Por fim, mantenha seus dados sempre atualizados. Segundo o Serasa, isso faz com que o seu perfil aparente ser mais confiável.

Gostou de saber mais sobre o score de crédito e seu funcionamento? Se quiser ler mais posts sobre crédito, aproveite para conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.