• Início
  • Investimentos
  • O que é tag along no mercado de ações? Qual a importância para quem investe?

Leitura de 6 min

O que é tag along no mercado de ações? Qual a importância para quem investe?

O tag along é um mecanismo de proteção para os acionistas ordinários minoritários, com concessão de pelo menos 80% do valor recebido por ação pelos vendedores em caso de mudança no controle da empresa

Atualizado em

mulher negra sentada diante de laptop pesquisando o que é tag along
Saber o que é tag along é muito importante, especialmente para quem é acionista ordinário minoritário de uma empresa

O tag along é um direito concedido aos acionistas ordinários minoritários de uma empresa em casos de mudança no controle da companhia. Ele permite que tais acionistas vendam seus papéis e recebam no mínimo 80% do valor recebido pelos vendedores por ação transacionada.

Neste post, o C6 Bank irá explicar mais sobre a importância desse mecanismo, bem como suas características, e tirará uma série de outras dúvidas. Ao longo da matéria, você descobrirá:

  • O que é tag along?
  • O que significa tag along para a governança corporativa?
  • Como saber se uma empresa ou ação tem tag along?
  • Como funciona na prática?
  • Diferença entre ações preferenciais e ordinárias
  • Qual a importância do tag along para os investidores?

Tem interesse em aprender mais sobre ações? Então veja também esses conteúdos que separamos para você:

O que é tag along?

tag along é um mecanismo de segurança voltado aos acionistas ordinários minoritários de uma empresa de capital aberto. O termo significa, em português, “ir junto” – e é exatamente esse o direito que ele prevê: o de ir embora junto, caso a sociedade anônima tenha seu controle passado para um novo indivíduo ou grupo.

Muitas vezes, esse tipo de transição pode significar um novo rumo para a empresa, e nem sempre todos os acionistas estarão de acordo com esse direcionamento. Para os minoritários, que não têm influência ou controle direto sobre a tomada de decisões da companhia, esse pode ser um cenário preocupante. Sair no prejuízo, por outro lado também não é uma ideia atraente.

O tag along existe exatamente para proteger esse público, na medida em que garante que esse grupo de acionistas receba pelo menos 80% do valor recebido por ação pelos controladores que fizeram a venda da empresa. É uma ferramenta estipulada pela Lei das S/A, em seu artigo 254-A.

O que significa tag along para a governança corporativa?

A importância do tag along em relação à governança corporativa se deve pelo fato de que esse mecanismo é uma forma de alinhamento dos interesses de todos os acionistas – tanto aqueles que aprovam quanto os que reprovam a mudança no controle da empresa.

A governança corporativa diz respeito a exatamente isso: a adoção de boas práticas que ajudem a promover a harmonia entre as diferentes partes envolvidas no funcionamento de uma companhia – gestores, sócios, acionistas majoritários, minoritários. Todos esses grupos precisam da governança para que que todos os interesses sejam ajustados, na medida do possível.

O tag along é uma dessas práticas. Adicionalmente, ao desempenhar o papel de proteção de acionistas ordinários minoritários, também acaba aumentando a credibilidade da empresa no mercado.

Vale ressaltar, ainda, que o percentual do tag along varia de acordo com o nível de governança corporativa da empresa. Uma ação ordinária Novo Mercado, por exemplo, tem uma concessão diferente de uma do Nível 1. Veja a tabela a seguir:

Nível de governança corporativaBásicoBovespa MaisBovespa Mais Nível 2Nível 1Nível 2Novo Mercado
Concessão de tag along80% para ações ordinárias100% para ações ordinárias100% para ações ordinárias e preferenciais80% para ações ordinárias100% para ações ordinárias e preferenciais100% para ações ordinárias

Como saber se uma empresa ou ação tem tag along?

Todas as corporações listadas no mercado de ações da Bolsa de Valores são obrigadas a oferecer o tag along para acionistas ordinários minoritários, com concessão de no mínimo 80%. Além disso, como visto na tabela acima, o percentual mínimo pode variar de acordo com o nível de governança corporativa da empresa.

No entanto, cada companhia pode apresentar nuances que não estão previstas na Lei das S/A, como o pagamento do tag along para acionistas majoritários. Nesse sentido, o melhor a se fazer para saber a posição do negócio em relação ao tema é consultar seu estatuto.

Uma boa dica para conhecer as empresas que apresentam boas práticas de tag along – isto é, vão além do obrigatório – é consultar o Índice de Ações com Tag Along Diferenciado da B3 (ITAG B3). Lá, o investidor encontra uma lista com papéis do tipo.

Como funciona na prática?

O processo se dá por meio de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA). Para você entender para que serve tag along e como ele realmente funciona, vamos dar um exemplo prático.

Digamos que o preço da ação unitária de uma determinada empresa seja R$ 150. Os donos dessa companhia, então, recebem e aceitam uma oferta de aquisição de controle. Nesse caso, a corporação tem a obrigação de oferecer aos minoritários o valor do tag along, que é de no mínimo 80%. Em outras palavras, a concessão nesse exemplo seria de R$ 120.

Diferença entre ações preferenciais e ordinárias

A diferença entre esses dois tipos de papéis diz respeito ao direito a voto nas assembleias. As ações ordinárias concedem tal direito ao acionista, o que é interessante para investidores que queiram uma participação mais ativa e estratégica dentro dos rumos e decisões tomadas pela empresa.

Já as ações preferenciais não contam com esse direito, o que significa que não têm influência nas escolhas da companhia. Por outro lado, conferem ao investidor uma prioridade na hora da distribuição de dividendos, podendo receber até mesmo um percentual maior em relação a outros acionistas.  Além disso, essa categoria de sócios também têm preferência no reembolso de capital, caso a empresa venha a falir.

Qual a importância do tag along para os investidores?

A importância do tag along se dá pelo seu papel de proteção, evitando que o investidor por ele contemplado sofra prejuízos que o atrapalhariam em sua trajetória no mercado financeiro. Algumas pessoas até defendem a ideia de que vale a pena comprar ações ordinárias somente por esse motivo.

Embora seja um critério relevante, sempre ressaltamos que você deve procurar investimentos de acordo com o seu perfil de investidor, priorizando suas metas, tolerância a riscos e outras características individuais.

De forma geral, ações com tag along garantido são recomendadas para os investidores com perfil de foco no longo prazo, ou para aqueles que acreditam em uma possível alteração do controle acionário da companhia.

Se você já decidiu que deseja comprar esses papéis, no entanto, o C6 Bank pode ajudar a começar suas operações. O C6 Invest, nossa plataforma de investimentos, traz essa função, que pode ser acessada através de poucos passos:

  1. Primeiro, abra nosso aplicativo;
  2. Na página inicial, toque em “C6 Invest” no menu presente na parte inferior da tela;
  3. Na seção “Self-service”, toque em “Renda variável”;
  4. Você será apresentado a todo o nosso catálogo de ativos de renda variável. Para filtrar por ações, toque em “Categoria” e escolha “Ações Nacionais” ou “Ações Internacionais (BDRs)”, de acordo com o investimento desejado;
  5. Depois de escolhida a ação, você poderá decidir se ela será preferencial ou ordinária;
  6. Em seguida, será possível ver o último valor negociado e a variação apresentada no dia;
  7. Tudo certo? Agora é só clicar em “Comprar”.  

Você chegou ao final deste texto. Esperamos ter conseguido tirar suas dúvidas a respeito de o que é tag along, como ele funciona e quais são suas características e especificidades. Quer ler mais matérias como essa? Então, antes de ir, aproveite para ler também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.