Leitura de 3 min

O que é título de capitalização?

Saiba mais sobre as aplicações programadas, oferecidas por bancos durante um prazo pré-estabelecido

Atualizado em

mulher pesquisando no celular o que é capitalização

É bem possível que, em algum momento da sua vida, você tenha ouvido falar em títulos de capitalização. Mas você sabe o que é título de capitalização?

Neste post, vamos falar sobre essa prática comum entre os bancos, e se vale a pena investir nesse produto. Confira a seguir.

Relacionadas:

O que é título de capitalização?

De forma geral, os títulos de capitalização são aplicações programadas, normalmente oferecidas por bancos, durante um prazo pré-estabelecido. O proprietário do título também tem o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro.

Funciona da seguinte forma: durante o período definido — todo mês, digamos —, uma quantia da sua conta é destinada para a compra desse título. Enquanto ele estiver vigente, você também concorrerá a sorteios de prêmios. Quando o prazo terminar, você retira de volta todo o dinheiro que investiu.

As instituições que promovem esse tipo de investimento o apresentam como uma forma de criar o hábito de economizar dinheiro, com a possibilidade de ainda ser premiado.

Vale a pena investir?

Em geral, você deve avaliar seus investimentos de acordo com seu perfil e objetivos. No entanto, os títulos de capitalização têm alguns contras que os tornam um mau investimento. Vamos explicar.

O primeiro ponto é que os sorteios de prêmios são, como o próprio nome diz, baseados em sorte. Na prática, é como se você estivesse comprando um bilhete lotérico e, apesar de a maior parte dos investimentos ter uma imprevisibilidade inerente, no título de capitalização o lucro está atrelado demais à sorte.

Também deve se levar em consideração que o rendimento do título de capitalização não é muito alto. Considerando que parte das aplicações são destinadas para o custeio dos sorteios e parte para a taxa do banco, às vezes é bem possível que seu rendimento seja próximo de zero, ou que não tenha rendimento algum.

Em alguns bancos, esse tipo de investimento também pode não ter uma liquidez muito alta. Às vezes, é exigido uma “retenção” do dinheiro por um prazo antes da possibilidade de saque.

De forma geral, existem melhores investimentos no mercado. Títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, por exemplo, são mais seguros e rentáveis. No entanto, é sempre bom conhecer a maior variedade de opções possível, mesmo quando não se trata do melhor investimento.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 5 lições obrigatórias para investidores